Exposição DAVisuais mostra seleção de trabalhos de estudantes do Centro de Artes

25/06/2018 - 14:54  •  Atualizado 10/07/2018 12:53

A Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) da Ufes vai abrir a edição de 2018 da exposição DAVisuais nesta terça-feira, 26, às 19 horas. O evento ocorre anualmente (sempre ao final do primeiro semestre) e, para esta edição, foi escolhido o nome Disrupturas.

A DAVisuais é uma seleção de trabalhos realizados pelos alunos da Ufes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação no Centro de Artes. As obras de arte contemporânea produzidas originam a mostra coletiva, que tem por objetivo contribuir para a formação desses estudantes/artistas.

A ideia, segundo a curadora Denise César, é dar a oportunidade para que os alunos apresentem seu trabalho para o grande público, fora do contexto das salas de aula e ateliers pedagógicos. “Com isso, buscamos divulgar essa produção poético-acadêmica e fomentar uma discussão crítica a seu respeito”, explica ela.

Para esta exposição, a GAP recebeu 45 inscrições, das quais 25 projetos foram selecionados pelo Conselho Curatorial, composto por cinco professores, um servidor e um estudante. Dentre os selecionados, estão alunos dos cursos de Cinema, Arquitetura, Artes Visuais e Artes Plásticas.

Disrupturas

O DAVisuais não propõe tema, ficando a cargo dos estudantes definirem a abordagem de suas obras. A escolha dos projetos que vão se apresentar na mostra tem como base a diversidade e a abrangência, visando incluir o maior número de trabalhos.

As obras dos 25 artistas se dividem em três eixos curatoriais: Memórias, Identidades e Sentidos. O nome Disrupturas foi escolhido por ser uma palavra que denota a forma que o artista tem de se construir poeticamente ante aos descontentamentos do mundo. “É preciso, portanto, transgredir, resistir, disruptir”, ressalta Denise.

A exposição estará aberta ao público das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 10 de agosto. Grupos escolares devem agendar a visita pelo telefone 4009-2586, para melhor organização. A entrada é gratuita.

Texto: Adriana Damasceno