Eustáquio de Castro recebe 53 votos e fica em 1º lugar na lista tríplice para reitor da Ufes

11/12/2023 - 18:19  •  Atualizado 13/12/2023 10:31

O Colégio Eleitoral da Ufes, composto pelos três conselhos superiores, escolheu nesta segunda-feira, 11, por votação secreta, a composição da lista tríplice com os nomes dos professores indicados aos cargos de reitor/reitora e vice-reitor/vice-reitora da Universidade para o quadriênio 2024-2028. O professor e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Eustáquio de Castro (na foto, ao lado de Sonia Lopes), recebeu 53 dos 60 votos possíveis para o cargo de reitor. E a professora do Centro de Educação Sonia Lopes obteve 51 votos. Ambos foram os mais votados para ocuparem os cargos de reitor e de vice-reitor.

Os demais candidatos votados para reitor/reitora foram a professora e diretora do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) Louisiane Nunes, que recebeu cinco votos, e a professora do Centro de Educação Patrícia Rufino, que recebeu 2 votos. Já para vice-reitor/vice-reitora foram votados os professores do Centro de Educação Física e Desportos Rosely Pires, com 6 votos, e Antônio Carlos Moraes, com três votos. Não houve votos em branco nem nulos.

Desta forma, foi cumprida a segunda fase de definição da nova reitoria, que prevê a definição de uma lista tríplice pelo Colégio Eleitoral da Ufes a ser encaminhada à Presidência da República por meio do Ministério da Educação. A lista será formada pelos nomes dos professores Eustáquio de Castro, em primeiro lugar; Louisiane Nunes, em segundo lugar; e Patrícia Rufino, em terceiro. A nomeação do reitor é feita pelo presidente da República. Já o vice-reitor é nomeado pelo reitor, por delegação, de acordo com as leis e portarias em vigor.

A maioria de votos obtida por Eustáquio de Castro e Sonia Lopes confirmou o resultado da primeira etapa do processo de definição dos ocupantes dos cargos de reitor e vice-reitor, que foi a pesquisa eleitoral feita à comunidade universitária, no dia 8 de novembro, na qual a chapa formada pelos dois professores recebeu 53,9% dos votos válidos.

A sessão do Colégio Eleitoral da Ufes foi presidida pelo reitor, Paulo Vargas, que encerrou a sessão destacando a importância desse momento para a Ufes, e convidando os professores eleitos para um pronunciamento. O professor Eustáquio agradeceu à comunidade universitária e aos membros dos conselhos a participação no processo eleitoral e a confiança nele depositada: “Só tenho a agradecer. É emocionante estar aqui neste momento. Sonia e eu temos somados 61 anos de universidade e mais uma vez estaremos à disposição da Ufes, trabalhando sempre com a comunidade universitária e com os três conselhos da Ufes”.

Sonia Lopes também agradeceu pela expressiva votação: “Tenho orgulho de estar hoje como vice-reitora eleita. Com certeza vou trabalhar muito para que tudo possa acontecer da melhor forma possível e espero contar com toda a comunidade e com cada um dos que estão aqui para essa nova gestão”.

O Colégio Eleitoral da Ufes é formado pelos membros dos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores. A votação foi uninominal, ou seja, cada integrante do Colégio Eleitoral votou em um candidato a reitor e, separadamente, em um candidato a vice-reitor. O novo reitor da Ufes assume a gestão da Universidade no dia 23 de março de 2024.

Texto: Thereza Marinho
Fotos e edição: Ruth Reis