Ethel Maciel representa a Ufes em reunião mundial de combate à tuberculose

13/06/2016 - 14:58  •  Atualizado 14/06/2016 15:10
Compartilhe

A vice-reitora Ethel Maciel, que também é uma das coordenadoras do Laboratório de Epidemiologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, participa esta semana da 16ª reunião do Grupo Consultivo Estratégico e Técnico para a Tuberculose (STAG-TB) que começa nesta segunda-feira, 13, na sede da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça.

A reunião vai até 15 de junho e será seguida de um encontro entre representantes da OMS e entidades ou instituições parceiras, no dia 16 de junho. A Ufes é uma destas instituições por meio do Laboratório de Epidemiologia.

O STAG-TB é um grupo que fornece assessoramento global técnico e estratégico sobre os cuidados e controle da tuberculose, além de analisar progressos e desafios. Atuando em parceria com a OMS, o grupo também faz recomendações sobre as atividades prioritárias a serem desenvolvidas para o combate à doença.

Fazem parte do STAG-TB 22 especialistas, representando ministérios da saúde, programas nacionais de controle da tuberculose, instituições acadêmicas e de pesquisa, organizações da sociedade civil, e representantes e comunidades e doentes afetados pela doenças, além de associações profissionais de saúde.

Nesta reunião, que é realizada anualmente, são revisadas ou aprovadas minutas de políticas e documentação de apoio de diversos países. O grupo também pode solicitar informações adicionais que subsidiem a formulação de novas políticas. 
 

Texto: Thereza Marinho
Foto: Reprodução Facebook - Ethel Maciel