Estudantes produzem enciclopédia com publicações sobre a cultura do norte capixaba

26/06/2020 - 16:20  •  Atualizado 29/06/2020 18:42

As enciclopédias são importantes ferramentas para organizar e disponibilizar a informação de forma acessível a todos. São também um meio para preservar o conhecimento científico e do cotidiano. Pensando nisso, um grupo de estudantes do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes) elaborou a Enciclopédia Cultural do Norte Capixaba.

O projeto reúne uma série de publicações, em texto e fotos, acerca de festividades, tradições de pesca, plantas nativas, entre outros costumes associados à região do norte capixaba. O conteúdo é gratuito e aberto a todos, podendo ser acessado aqui.

A Enciclopédia Cultural do Norte Capixaba foi produzida por alunos do Programa de Educação Tutorial dos cursos de Engenharia de Produção e Ciências Biológicas (PET ProdBio), sob tutoria da professora de Engenharia de Produção Marielce Tosta. No total, 12 estudantes fizeram parte do projeto, sendo seis de Engenharia de Produção e seis de Ciências Biológicas.

A ideia nasceu a partir da elaboração do planejamento anual do PET ProdBio, explica a estudante de Engenharia de Produção Bárbara Santos. “O principal objetivo dessa atividade foi materializar e eternizar, por meio do registro, as peculiaridades da cultura norte capixaba”, acrescenta.

Assim, a Enciclopédia é um produto que teve como base a experiência que os alunos tiveram com outras atividades de extensão realizadas pelo grupo previamente. “A nossa região possui muitas manifestações folclóricas e, quando os estudantes vão às comunidades para conversar sobre as formações dos grupos tradicionais, há sempre uma grande troca de saberes que vai muito além da tradição”, afirma a professora Marielce Tosta.

Sobre o PET ProdBio

O grupo PET ProdBio existe há sete anos e busca promover a formação ampla e de qualidade dos estudantes de graduação. Para tal, emprega-se o conceito de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a promoção de vivências, reflexões e discussões, em clima de informalidade e cooperação, estendendo os conhecimentos adquiridos às comunidades acadêmica e externa.

Aos integrantes é ofertada uma formação diferenciada, ampliando e aprofundando os objetivos e os conteúdos programáticos que integram as matrizes curriculares dos cursos de Engenharia de Produção e Ciências Biológicas da Universidade. “O projeto desenvolve habilidades de escrita, fala em público, bem como faz com que entendam a importância da preservação histórica e social das tecnologias e costumes associados à pesca artesanal da região norte”, explica Marielce Tosta.

Texto: Vinícius Fontana