Estudantes da Ufes são finalistas no EDP University Challenge e vão para a final em Lisboa

20/09/2019 - 10:19  •  Atualizado 01/11/2022 09:20
Compartilhe

Estudantes do Centro Tecnológico da Ufes representaram o projeto Solares no concurso EDP University Challenge Brazil, realizado no dia 17 de setembro, em São Paulo (SP). O Solares foi um dos três vencedores do concurso brasileiro, que disputava com mais nove projetos semifinalistas a ida para o evento final, a ser realizado em Lisboa. A equipe capixaba é composta por André Crivellari (Engenharia Elétrica), João Manoel Lima (Engenharia da Computação) e Luma Fraga de Oliveira (Engenharia Mecânica), e é orientada pelo professor Bruno Venturini, docente do Departamento de Engenharia Mecânica.

As três equipes vencedoras na edição nacional representarão o Brasil na etapa global do concurso, que ocorrerá entre os dias 26 e 29 de outubro, com a participação das equipes finalistas de Portugal e da Espanha. Em Lisboa, os estudantes participarão de um treinamento com uma agência de recrutamento e gestão de talentos. “As equipes brasileiras terão todas as despesas custeadas para participarem dessa etapa final em Lisboa, o que é uma excelente oportunidade para nossos alunos”, afirma o professor Venturini (na foto, o primeiro à esquerda).

Automação residencial

O trabalho apresentado faz parte do projeto de extensão Solares e se chama Engenheiro de Bolso. Ele propõe um sistema de automação residencial a um baixo custo. “Nesta edição do concurso, montamos uma equipe multidisciplinar para desenvolver o projeto dentro do tema A casa do futuro, que foi indicado pela EDP. Os alunos foram muito empenhados e disciplinados. Quando eles trouxeram a ideia que desenvolvemos, acreditei muito na proposta”, orgulha-se o professor. O produto desenvolvido passará por processo de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por meio da Ufes.

O EDP University Challenge é um projeto para jovens universitários do Brasil, de Portugal e da Espanha, que tem como objetivo estimular a produção acadêmica entre estudantes de graduação, pós-graduação e mestrado, além de promover um contato maior das universidades com o mundo corporativo. A equipe classificada em primeiro lugar receberá uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, para conhecer empresas tecnológicas de alto nível que operam no mundo todo.

Além do projeto Solares, uma segunda equipe da Ufes, formada por estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil, esteve entre os dez semifinalistas do concurso local.

 

Texto: Laís Santana (bolsista de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho