Estudante da Ufes é um dos ganhadores do Prêmio Ecologia 2015

28/12/2015 - 16:50  •  Atualizado 30/12/2015 16:01

O estudante de Engenharia de Petróleo e Gás da Ufes, Antônio Augusto Pereira (foto), ficou em primeiro lugar na categoria Inovação em Recursos Hídricos - Empresarial do Prêmio Ecologia 2015. O prêmio abordou o tema “Recursos Hídricos” e contou com 458 projetos inscritos.

Antônio apresentou o projeto “SustWater”, que é um recurso para potencializar a produção de alimentos e o desenvolvimento da sociedade de forma ampla e sustentável. O projeto compatibiliza três pilares: potencial humano (intelectual e social), sustentabilidade (econômica, ambiental e social) e produção em larga escala da agricultura (produtividade e eficiência na produção de alimentos).

O objetivo é implantar um sistema de captação pluvial de baixo custo e alta performance que, em conjunto com um aplicativo multifuncional, contribuirá para o auxílio e apoio para produtores rurais e órgãos de preservação do meio ambiente e da água, permitindo o mapeamento de áreas degradas e potenciais riscos para mananciais hídricos.

Incentivo

O Prêmio Ecologia é promovido pelo Governo do Espírito Santo - por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) - e pela Rede Vitória. O objetivo é promover o reconhecimento e incentivo a pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba. Este ano, especificamente, a proposta foi promover debates sobre a situação hídrica no Espírito Santo e pedir a contribuição dos cidadãos, empresas ou escolas para um consumo consciente.

A premiação foi realizada no dia 7 de dezembro, no Palácio Anchieta.

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)