Especial: Teatro Universitário está entre os melhores do País

21/06/2013 - 18:46  •  Atualizado 24/06/2013 19:50

Por Luiz Vital

O Teatro Universitário, o maior e mais moderno do Espírito Santo, é um importante equipamento cultural e acadêmico da Ufes. Fundado em 2006 e localizado no campus de Goiabeiras, está entre os cinco melhores teatros universitários do País, de acordo com a sua coordenadora, Léia Maria Pandolfi Campos. Ela afirma que o teatro atende a demandas de diferentes áreas como teatro, música, dança e outras expressões artísticas e culturais, além de múltipla programação acadêmica, como formaturas, seminários, palestras, congressos, entre outras de caráter técnico e científico de abrangência regional, nacional e internacional.

A programação do Teatro Universitário é intensa. De acordo com Léia Campos, em 2012 foram realizados 76 eventos técnico-científicos, com um público total de 49 mil pessoas. Ainda no ano passado o teatro recebeu 67 eventos culturais, com um público de 57 mil pessoas.

“O teatro tem recebido produções de importante valor artístico e também científico, de grande repercussão, o que contribui para enriquecer a vida cultural no Espírito Santo, bem como a difusão do conhecimento e da produção científica e tecnológica da Ufes”, argumenta Léia Campos.

A agenda do teatro para ocupação artística e cultural está aberta no período de fevereiro a dezembro, e é definida pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Ufes que, por meio de edital, define a ocupação para as atividades culturais e a reserva de datas junto à coordenação do teatro para formaturas e trabalhos técnicos e científicos.

Estrutura

O Teatro Universitário Vinculado possui 635 lugares (470 no primeiro andar e 165 no mezanino, incluindo assentos destinados a cadeirantes e obesos) e amplo estacionamento, além de ser o mais bem equipado do Estado. Com ambiente climatizado, o teatro possui elevador de acesso ao auditório para atender a idosos e portadores de deficiência.

"A estrutura física, os equipamentos e a logística que a localização permite torna o teatro uma referência para o público e para produtores locais, nacionais e estrangeiros”, assinala a coordenadora.

Além disso, o teatro caminha para níveis de excelência em termos de equipamentos de iluminação, áudio e vídeo. “Estamos perto disto. Além dessa estrutura, temos uma equipe técnica muito qualificada, que nos permite atender plenamente a qualquer tipo de evento, seja cultural ou acadêmico”, afirma Léia Campos. De acordo com a coordenadora, muitas produções que antes eram levadas para outros espaços, atualmente migram para o Teatro da Ufes devido às possibilidades que ele oferece para o sucesso dos eventos.

Um aspecto importante e funcional, de acordo com a coordenadora, é a bilheteria informatizada. A aquisição de ingressos pode ser feita por meio da internet, no endereço eletrônico www.ingresso.com, em que o público acessa, escolhe o assento, efetua o pagamento com cartão de crédito – Visa ou Mastercard – e imprime o ticket. Os ingressos também podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, das 15h às 20h, entre as terças-feiras e sextas-feiras.

Mais informações sobre o Teatro Universitário podem ser obtidas pelo endereço www.secretariadecultura.ufes.br, pelo telefone (27) 4009-2953, ou pelos e-mails teatrouniversitario@ufes.br e leia.campos@ufes.br.