Enquete aponta principais hábitos de comunicação da comunidade universitária

03/10/2023 - 15:58  •  Atualizado 04/10/2023 17:04

O e-mail institucional, o portal da Ufes e o perfil da Ufes no Instagram são os meios de comunicação mais utilizados pelas pessoas que querem se informar sobre temas relacionados à Universidade. Esse foi um dos resultados apurados pela enquete feita pela Superintendência de Comunicação (Supec) da Ufes para conhecer os hábitos e as formas de comunicação da comunidade universitária.

Realizada no período de 29 de agosto a 24 de setembro, a enquete Hábitos de comunicação da comunidade universitária e formas de recepção de informações provenientes da Ufes teve 778 respondentes, sendo a maioria (47%) estudantes de graduação presencial. As informações obtidas vão subsidiar a elaboração da Política de Comunicação da Universidade.

A pesquisa também avaliou o conteúdo dos meios de comunicação. A maioria dos participantes atribuiu os conceitos "bom" e "muito bom" ao conteúdo divulgado no portal da Ufes e no perfil do Instagram da Universidade, os veículos mais buscados pelos respondentes.

A imagem da Ufes também foi consultada junto aos participantes da enquete. À questão “assinale uma característica que você mais associa à Ufes”, as respostas mais frequentes foram: "referência regional em ensino superior"; "referência nacional em ensino superior"; e "inclusiva".

Acesse aqui o resultado completo da pesquisa.

Para a realização da pesquisa foi utilizado o método Survey, incluído-se também algumas perguntas abertas. O questionário, do tipo autoadministrado, foi aplicado por meio do sistema de enquetes da Ufes, disponível neste link.

Diretrizes

A Política de Comunicação é um documento que visa instituir diretrizes; normatizar e aprimorar as estratégias e ações de comunicação desenvolvidas pela Ufes na perspectiva da comunicação pública; organizar e sistematizar processos e fluxos que permeiam as práticas de comunicação; normatizar a gestão dos veículos de comunicação sob responsabilidade da Ufes; e promover a unidade e a integração das atividades comunicacionais institucionais em diferentes unidades e campi da Universidade.

A instituição de uma política de comunicação para a Ufes é uma iniciativa do Gabinete da Reitoria desde 2022. Uma comissão coordenada pela Supec vem trabalhando na elaboração de uma minuta do documento que será depois encaminhada para consulta pública e finalmente para apreciação das instâncias superiores da instituição.

A enquete é mais uma etapa deste trabalho, que já contou com a realização de um seminário sobre a elaboração da minuta da Política de Comunicação da Ufes, com a proposta de sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância da comunicação nas universidades como instrumento de transparência, de democratização do conhecimento e de aproximação com a sociedade.

Texto: Thereza Marinho