Enade 2023: 1.272 estudantes da Ufes estão habilitados para realizar a prova

04/09/2023 - 17:28  •  Atualizado 05/09/2023 17:57

Este ano, 1.272 estudantes da Ufes estão habilitados para realizar a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que irá analisar o progresso educacional  de estudantes finalistas de 29 cursos de graduação da Universidade. Na edição do Exame de 2021, quatro cursos da Ufes atingiram a nota máxima (nota 5): Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Geografia. Os resultados do Enade 2022 ainda não foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

A prova desta edição será no dia 26 de novembro e os estudantes que foram inscritos pelos seus coordenadores de curso serão comunicados por e-mail. Para realizar o Exame, o aluno precisa realizar seu cadastro até o dia 18 de novembro e, até 25 de novembro, preencher o Questionário do Estudante, ambos no site oficial do Enade. A lista com todos os cursos que serão avaliados pelo Exame pode ser conferida neste link.

Estudantes concluintes com necessidades especiais, específicas ou que desejam atendimento pelo nome social devem realizar a solicitação junto ao Sistema Enade até o dia 8 de setembro.

Desempenho

O Enade foi criado pelo Governo Federal, por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar o desempenho estudantil de forma padronizada, avaliando também a visão que os estudantes têm de sua própria instituição de ensino. A nota do Enade serve como um referencial para os estudantes avaliarem a qualidade do curso em que planejam ingressar e as instituições de ensino, por sua vez, identificam através das notas, o que deve ser melhorado em seus processos educacionais.

O Enade é componente curricular obrigatório para a conclusão do curso: sem realizar o exame, o estudante, por determinação legal, não pode colar grau.

Os resultados dos exames anteriores podem ser conferidos no Relato Institucional, no site da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin).

Sobre a prova

A prova do Enade 2023 será aplicada no dia 26 de novembro, com abertura dos portões às 12 horas e fechamento às 13 horas (a entrada dos participantes não é permitida após o fechamento dos portões). A aplicação do Exame terá início às 13h30. O local da prova será divulgado no dia 6 de novembro, no site do Enade, e ficará disponível somente após o preenchimento do Questionário do Estudante.

Outras informações também podem ser obtidas no site enade.ufes.br.

Texto: Caroline Reis (bolsista de projeto de Comunicação)