Embaixadora da República Tcheca visita Ufes e mostra interesse em parcerias

28/11/2023 - 17:17  •  Atualizado 29/11/2023 18:18

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, recebeu a visita da embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, na manhã desta terça-feira, 28. No encontro, a embaixadora manifestou o interesse em articular parcerias entre a Ufes e universidades tchecas, incluindo intercâmbio de estudantes e colaborações em pesquisa e ações culturais.

A reunião aconteceu no Gabinete da Reitoria e contou com a presença do vice-reitor, Roney Pignaton, de pró-reitores, gestores e representantes da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes. A comitiva da embaixadora foi composta por Pavel Šára, chefe de missão adjunto da Embaixada da República Tcheca em Brasília; Nathália Burian, cônsul honorária da República Tcheca em Vitória; Júlia Souza Luiz, agente consular do Consulado Honorário da República Tcheca em Vitória; e Aroldo Natal, empresário e ex-presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes).

Na foto principal, Nathália Burian, Pavla Havrlíková, Paulo Vargas e Roney Pignaton.

Segundo Havrlíková, a intenção é que as colaborações entre as universidades brasileiras e tchecas aconteçam “num futuro bem próximo”. A embaixadora, que já conhecia a Ufes, ressaltou que existe um histórico de relações entre a Universidade e o país europeu.

“Quando fui cônsul-geral, tive o prazer de conhecer a Ufes e até organizar alguns projetos, como uma mostra de cinema e um concerto no Teatro Universitário. Agora temos tudo para desenvolver essa relação”, disse. Para Havrlíková, a abertura do Consulado Honorário da República Tcheca em Vitória, nesta terça, pode ajudar a aprofundar os laços entre a Ufes e seu país.

“As universidades tchecas, privadas e públicas, têm uma tradição de internacionalização. Essa experiência de troca é fundamental para o estudante e existe interesse das universidades da República Tcheca em receber estudantes do Brasil”, afirmou.

Para o reitor Paulo Vargas, o encontro “abre portas para uma colaboração frutífera e sustentável”, considerando ações já desenvolvidas pela Ufes no âmbito cultural – como exposições de escritores tchecos no campus e intercâmbio de estudantes da Universidade na República Tcheca – e a tradição dos tchecos no ensino superior.

“É do interesse da Ufes a ampliação desse relacionamento. A República Tcheca conta com a mais antiga universidade da Europa Central, a Universidade Carolina, em Praga, e um dos melhores sistemas educacionais da Europa. Além da experiência acadêmica que pode enriquecer a vida dos nossos estudantes, há outras oportunidades que podem se abrir a partir dessa cooperação”, disse Vargas.

Pesquisa

Na área de pesquisa, segundo a embaixadora, surgem como possibilidades de parcerias os programas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que preveem metas de restauração e preservação do meio ambiente estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Os ODS são nossa prioridade. No início do ano que vem, vamos apresentar mais projetos desse tipo e estamos procurando universidades e empresas para colaborarem”, disse.

Durante o encontro, a comitiva da embaixadora também assistiu a uma apresentação da chefe da Divisão de Acordos de Cooperação, a professora Maria José Pontes, que forneceu informações gerais sobre a Ufes, além de estatísticas e ações focadas na internacionalização.

Texto e fotos: Leandro Reis