Em visita à Ufes, presidente da Ebserh assegura liberação de recursos para centro cirúrgico

11/09/2015 - 16:24  •  Atualizado 11/09/2015 16:25

O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel receberam nesta quinta-feira, 10 de setembro, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima Neto. Durante a visita, o presidente garantiu, para este ano, a liberação de parte dos recursos para a conclusão do Centro Cirúrgico e para a adequação da subestação da rede elétrica do Hucam, no valor de R$ 2,6 milhões.

A Ebserh é uma empresa pública criada pelo Governo Federal para administrar os hospitais universitários federais. A Ufes é a primeira Universidade visitada pelo atual presidente da Empresa, empossado em julho deste ano.

Durante o encontro, realizado Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, o reitor destacou a importância da Ebserh para o desenvolvimento e para manutenção dos serviços e dos setores do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).

“Temos que enfatizar que o Hucam é o principal laboratório da Ufes na formação de profissionais nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e assistência. A parceria entre a Universidade e a Ebserh se intensifica e consolida cada vez mais, visando a um serviço de qualidade para a nossa população”, destacou Centoducatte. O reitor falou ainda sobre o empenho da Universidade em manter os serviços prestados pela Instituição durante este momento delicado que o País está enfrentando.

Reestruturação

Na oportunidade, o superintendente do Hucam, médico e professor da Ufes, Luiz Alberto Sobral Vieira Júnior, destacou os novos serviços e setores que foram reestruturados e reabertos no Hospital, devido à contratação de 750 profissionais, por meio de concurso público. “O número de enfermeiros passou de 100 para 250”, exemplificou.

Em seguida, o presidente das Ebserh fez um histórico da empresa e enfatizou as metas a serem alcançadas. Relatou o seu papel na defesa das universidades públicas, destacando a expansão dos serviços e do atendimento nos hospitais universitários, principalmente os de alta complexidade, além do aumento do número de leitos, depois da criação da Ebserh.

Newton reforçou ainda que os hospitais universitários são 100% públicos, com serviços e profissionais públicos. “Quanto mais atendermos com qualidade, mais recursos teremos para oferecer mais serviços à população do nosso país”, enfatizou.

Atualmente, dos 41 hospitais universitários do país, 34 aderiram à Ebserh. Outro ponto destacado foi que a empresa vai continuar auxiliando os hospitais em seus planos estratégicos, na capacitações dos seus servidores e gestores, em investimentos na área de Informática e no melhoramento dos contratos com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto e foto: Jorge Medina