Em viagem a Brasília, vice-reitora da Ufes busca parcerias com equipes ministeriais e parlamentar

30/04/2024 - 18:57  •  Atualizado 02/05/2024 19:00
Na foto, a vice-reitora em reunião com a equipe do ministério de Direitos Humanos e Cidadania

Estreitar o relacionamento entre a Ufes e o governo federal para tratar de temas como a permanência estudantil, o desenvolvimento e a ampliação da política de Inclusão no Espírito Santo, e o fortalecimento de políticas de acessibilidade e de pautas étnico-raciais. Esse foi o objetivo da visita realizada pela vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes, pela assessora de Relações Políticas com a Comunidade Acadêmica, Patrícia Rufino, e pelo professor do Departamento Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde Éder Moreira aos ministérios de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e da Igualdade Racial, e à sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília.

“Começamos a gestão em meio a muitos desafios e não podemos ignorar as necessidades específicas de nossa Universidade. Mesmo assim, iniciamos nosso projeto de gestão com muita vontade de fazer mais pela Ufes, avançando nas principais pautas como o fortalecimento da permanência universitária. Viemos buscar parcerias, conhecer as novas estruturas dos ministérios, apresentar mais uma vez a Ufes e falar da nossa disposição para o trabalho por uma universidade pública, democrática e inclusiva. Voltamos satisfeitos com os diálogos que fizemos”, disse a vice-reitora.

A reunião no Ministério dos Direitos Humanos foi marcada pela apresentação da professora Patrícia Rufino, que estará em interlocução direta junto à secretária executiva da pasta Caroline Reis e ao coordenador geral da assessoria de Educação, João Moura. Na ocasião, a vice-reitora também apresentou as propostas do plano de gestão da Universidade na área dos Direitos Humanos.

Em foto no Ministério da Igualdade Racial, posam Patrícia Rufino, Sonia Lopes, Marcia Lima, Éder Moreira e uma assessora

Já o diálogo no Ministério da Igualdade Racial pautou-se no fortalecimento da Política Institucional de Enfrentamento ao Racismo. A secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, apontou a possibilidade de uma agenda no Espírito Santo envolvendo a Universidade, municípios e movimentos sociais para o desenvolvimento de ações de promoção da igualdade racial.

Parcerias

No FNDE, em reunião com o diretor de Ações Educacionais, Anderson Sampaio, a vice-reitora falou sobre a importância da interlocução da Universidade com a Educação Básica, visando ampliar parcerias de formação de professores e políticas em educação de gênero e inclusão.

As visitas ocorreram nos dias 24 e 25 de abril e também incluíram uma reunião, com a participação de docentes da Ufes, com o senador Fabiano Contarato. No encontro, a Universidade buscou apoio para o desenvolvimento de ações favoráveis ao estágio curricular das licenciaturas e a projetos relacionados ao ensino superior envolvendo pautas sobre questões raciais e diversidade, comunidades tradicionais, inclusão de pessoas com deficiência, arte e cultura.

Categorias relacionadas