Em recepção aos estudantes, reitor fala sobre vivência na Universidade: “Ufes é partilha”

14/08/2023 - 17:25  •  Atualizado 15/08/2023 18:21

Uma nova etapa na vida de muitos universitários começou na manhã desta segunda-feira, 14, com o início do segundo semestre letivo de 2023 na Ufes. Para dar as boas-vindas aos ingressantes, o reitor da Universidade, Paulo Vargas (em pé, no púlpito), o vice-reitor, Roney Pignaton, pró-reitores e demais servidores acolheram os novos estudantes em evento organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras.

“Parabéns a cada um e a cada uma, sobretudo pela coragem de sonhar e pela perseverança”, disse o reitor, dirigindo-se aos estudantes, que lotaram o Cine Metrópolis. Segundo ele, a vivência na Universidade marcará os próximos anos de cada ingressante, para além do conhecimento que vão adquirir com o ensino, a pesquisa e a extensão. “A Ufes é muito mais que isso. A Ufes é vida, é encontro, é partilha”.

A pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, também exaltou a trajetória de estudos dos ingressantes e se colocou à disposição para ajudá-los ao longo da vida acadêmica, sempre que algum obstáculo surgir no caminho. “Se alguma coisa estiver acontecendo na vida acadêmica de vocês, peça ajuda na Prograd, na Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil (Propaes). Não desistam. Vocês sairão daqui pessoas melhores”, afirmou.

Em seguida, o pró-reitor de Extensão, Renato Neto, apresentou aos estudantes, em linhas gerais, as atividades de extensão e seu impacto na comunidade universitária e externa à Ufes. “A extensão é parte essencial do que significa ser um estudante universitário completo e engajado com o mundo que o cerca”, disse.

O professor e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) Valdemar Lacerda também apresentou sua pró-reitoria, instigando os estudantes a continuarem na Ufes após a graduação em algum dos vários cursos de especialização, mestrado e doutorado oferecidos pela Universidade. “Uma coisa é certa: conhecimento você não perde”, afirmou.

Diversidade

Responsável pela Propaes, o professor Gustavo Forde perguntou à plateia quais eram os estudantes oriundos de reserva de vagas. Quando boa parte do Cine Metrópolis levantou as mãos, ele lembrou da sua época de estudante da Ufes. “No fim dos anos 80, nós contávamos um ou dois negros em cada turma. Hoje, cada vez mais tem se tornado visível, na quantidade de estudantes, a diversidade, que não existia há 20 ou 30 anos”, disse Forde. “É essa a mudança que estamos tendo na sociedade: um processo de democratização do acesso ao ensino superior”.

Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Ufes (DCE), Emanuel Couto destacou o “momento de retomada” que as universidades públicas vivem com a nova gestão do Governo Federal. “Nos últimos anos, passamos por momentos muito difíceis. Devemos defender a Ufes como se fosse a nossa casa”, disse.

Após a sessão de acolhimento, os estudantes assistiram à aula inaugural Encantamentos e desafios das e dos estudantes na universidade, ministrada pela professora Hellen Mattos, da Universidade Federal de São Carlos.

No interior

No campus da Ufes em São Mateus, a programação de recepção aos ingressantes acontece nesta segunda a partir das 17h30, com a apresentação de projetos na passarela do Restaurante Universitário (RU), seguida de jantar no mesmo local.

Na sequência, uma apresentação musical abrirá a programação preparada no auditório da biblioteca, onde haverá exibição do filme vencedor do Festival do Minuto, produzido por estudantes do curso de Pedagogia. Depois, será realizada uma apresentação institucional, na qual os alunos ingressantes terão a oportunidade de aprender sobre os principais setores da Universidade e os serviços disponíveis.

Para as 19 horas está programada a apresentação do Projeto Roda Pé, seguida de uma conversa com estudantes egressos que falarão sobre suas experiências e a jornada universitária. O encerramento da programação será com música.

No campus da Ufes em Alegre, a programação de recepção aos novos estudantes será realizada na próxima semana.

Texto e foto: Leandro Reis