Duas chapas estão inscritas para o processo eleitoral de reitor e vice-reitor da Ufes

21/09/2023 - 15:56  •  Atualizado 22/09/2023 18:27

Duas chapas estão inscritas para participar do processo eleitoral para escolha de reitor e vice-reitor da Ufes para o quadriênio 2024-2028: uma liderada pela professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Edinete Maria Rosa, tendo como candidata a vice-reitora a professora do Departamento de Serviço Social Maria Lúcia Teixeira Garcia; e outra que tem como candidato a reitor o professor do Departamento de Química e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, e como candidata a vice-reitora a professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais Sonia Lopes Victor. O período de inscrições foi encerrado nesta quarta-feira, 20.

A Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral (CCPE) analisou as inscrições e divulgou que não foi constatado qualquer impedimento em relação às chapas. Conforme estabelece o calendário eleitoral, o prazo para recurso contra o deferimento vai até esta sexta-feira, 22, e eventuais recursos devem ser encaminhados por meio de documento avulso à Secretaria de Órgãos Colegiados Superiores (Socs).

Segundo o cronograma do processo eleitoral disponível aqui, os candidatos poderão iniciar suas campanhas no dia 25 de setembro. Os debates estão agendados para acontecer a partir do dia 17 de outubro, a começar pelo campus de São Mateus. O primeiro turno da pesquisa ocorrerá no dia 8 de novembro. Já o segundo turno, se houver, está definido para o dia 22 de novembro.

O resultado oficial será divulgado no dia 6 de dezembro pela CCPE, responsável pela condução de todo o processo e composta por representantes dos Conselhos Superiores e dos três segmentos acadêmicos, sob a presidência do técnico administrativo em Educação e vice-presidente do Conselho de Curadores (CCUR), Fernando Bissoli.

Votação

A pesquisa será realizada nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus, das 7 às 21 horas, e cada participante votará em apenas uma chapa. Poderão votar todos os professores, técnicos administrativos e estudantes regularmente matriculados na graduação presencial e a distância, na pós-graduação (doutorado e mestrado), na residência médica e residência multiprofissional.

Texto: Thereza Marinho