Documentário O Processo em exibição até quarta, 30, no Cine Metrópolis

28/05/2018 - 11:52  •  Atualizado 05/06/2018 10:46
Compartilhe

Está em cartaz no Cine Metrópolis, até quarta-feira, 30, o premiado filme O Processo, longa-metragem de Maria Augusta Ramos que retrata as ações que culminaram no impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, em 31 de agosto de 2016 (confira abaixo as datas e os horários de exibição).

O enfoque da diretora é o processo jurídico-político, retratando como o processo se desenrolou para que os espectadores, então, possam se afastar de preconceitos e ver o filme como arte – independente de ser ou não golpe. Para Maria Augusta, não existe isenção e todo documentário é uma visão parcial da realidade: “Persigo, porém, a ética”, explicou ela durante o lançamento da obra, em 21 de fevereiro, no Festival de Berlim, onde o filme foi aplaudido de pé.

A ideia do filme é ajudar a compreender e refletir sobre o atual momento histórico brasileiro. Para tanto, Maria Augusta acompanhou cada passo do processo em Brasília, somando 450 horas de material filmado. Sem fazer entrevistas ou interferir nos acontecimentos, ela e sua equipe filmaram coletivas de imprensa, registraram votações na Câmara dos Deputados e no Senado e testemunharam bastidores exclusivos.

Em duas horas e 16 minutos de duração, O Processo não contempla tudo e o filme começa já na votação da Câmara. As argumentações dos políticos estão no longa, mas a proposta de Maria Augusta não é uma defesa de teses, mas que o público tire suas próprias conclusões, num ato reflexivo.

Serviço:

Documentário “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, em cartaz no Cine Metrópolis
Segunda-feira, 28, às 16h15; Quarta-feira, 30, às 19h
As datas e horários podem sofrer alterações. Para mais informações, visite o site http://www.cinema.ufes.br/

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho