Doação de Órgãos e Tecidos é tema de seminário no Hucam-Ufes

25/09/2018 - 18:42  •  Atualizado 27/09/2018 18:02

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) realiza nesta sexta-feira, 28, o Simpósio de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. O evento será realizado das 7h30 às 12h30, no auditório Rosa Maria Paranhos, no campus de Maruípe.

“O objetivo do Simpósio é capacitar e atualizar os profissionais de saúde sobre o tema, assim como conscientizar os cidadãos sobre a importância de cada um no processo de doação”, destaca a coordenadora do Cihdott do Hucam, Caroline Meirelles.

O evento (veja abaixo a programação) faz parte da campanha Setembro Verde, que objetiva chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de órgãos e tecidos. A campanha também incentiva as pessoas a declararem para seus familiares e amigos a intenção de ser um doador.

Durante o mês de setembro, várias atividades de conscientização foram realizadas no Hucam, como abordagem a pacientes, funcionários e estudantes sobre a importância da doação e exibição de um painel interativo com informações sobre o tema.

Segundo dados apurados este ano pela Secretaria Estadual da Saúde, no Espírito Santo 1.054 pessoas estão na lista de espera para realização de transplantes, sendo 911 de rins, 86 de córnea, 53 de fígado e quatro de coração.

Como doar

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta manifestar o desejo à família. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar outras vidas. Alguns órgãos e tecidos podem ser doados ainda em vida, como parte do fígado, um dos rins, parte da medula óssea e parte do pulmão.

Mais informações sobre o evento e para doação de órgãos e tecidos também podem ser obtidas pelo telefone 3335.7255 ou pelo e-mail cihdotthucam@hucam.edu.br .

Programação:

07h30 – Credenciamento

08h – Abertura com o superintendente do Hucam-Ufes, Luiz Alberto Sobral Vieira Junior, e apresentação da Cihdott com a enfermeira Caroline Meirelles.

08h15 – Palestra: Histórico de transplantes no Espírito Santo, com o médico Lauro Vasconcellos.

8h30 – Palestra: Aspectos gerais da doação de córnea, com a enfermeira Gabrielle Guidoni.

08h45 – Palestra: Aspectos legais da doação de órgãos, com o médico Ivan Mataveli (CET/ES).

09h – Palestra: Novas Diretrizes para determinação de Morte Encefálica (ME), com o médico Wyllyam Loss.

09h30 – Intervalo

9h50 – Palestras: O caminho percorrido até os 40 doadores por milhão: a história de Santa Catarina; e A importância dos cuidados gerenciados no manejo dos potenciais doadores e comunicação de notícias em situações críticas. As palestras serão proferidas pelo médico e coordenador da Central Estadual de Transplante de Santa Catarina, Joel de Andrade.

12h – Debate e encerramento

Texto: Jorge Medina