Dia Nacional de Combate às Drogas é lembrado com panfletagem no RU

25/06/2013 - 18:03  •  Atualizado 26/06/2013 13:51

Por Thereza Marinho

Nesta quarta-feira, 26, o Departamento de Atenção à Saúde da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil (Progepaes) fez uma panfletagem no Restaurante Universitário (RU) para conscientizar a comunidade universitária sobre os malefícios causados pelo uso e abuso de drogas. A ação foi realizada em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas (Cepad) da Ufes para lembrar o Dia Nacional de Combate às Drogas, celebrado nesta data.

Segundo informações do Cepad, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça não possui um número preciso de usuários de drogas, em especial do crack, no Brasil. De acordo com cados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de um milhão de usuários.

O Ministério da Saúde alerta que a dimensão do problema do uso abusivo de drogas vem adquirindo proporções tão graves que, nos dias atuais, torna-se um problema de saúde pública mundial. O problema é refletido em vários âmbitos sociais devido à relação com acidentes de trabalho, violência doméstica e crescimento da criminalidade.