Dia do Idoso é celebrado com exposição fotográfica na Biblioteca Central

02/10/2018 - 17:43  •  Atualizado 05/10/2018 18:44

A partir do dia 4 de outubro, a Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras, vai receber a exposição Velho, Eu?, uma mostra de fotografias organizada pelo projeto homônimo, vinculado ao programa de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) para comemorar o Dia do Idoso, celebrado em 1 de outubro.

A exposição, que é gratuita, vai apresentar cerca de 20 fotos da turma de participantes do projeto feitas no decorrer do segundo semestre de 2017 pelo fotógrafo Matheus Soares. A ideia dos organizadores da mostra é “convidar a comunidade universitária a olhar a beleza que se mostra nessa etapa da vida”, conforme explica a assistente social e coordenadora da Unati, Monique Cordeiro.

O evento é uma parceria entre o programa Unati, coordenado pela professora do Departamento de Serviço Social, Cenira Andrade de Oliveira, e o projeto de extensão Velho, eu?, vinculado ao UNATI e que tem como coordenadora a professora do Departamento de Psicologia, Ana Maria Justo.

A exposição de fotografias do projeto Velho, eu? fica aberta ao público no andar térreo da Biblioteca Central de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas, até o dia 31 de outubro.

Velho, eu?

O projeto de extensão Velho, eu? foi criado na Ufes em 2016, dez anos após o surgimento do programa Unati. Dentre os objetivos do projeto estão a promoção do compartilhamento de experiências e identificação entre os idosos, visando o fortalecimento da identificação da etapa da vida em que eles se encontram; discussão do papel do idoso na família e na sociedade; e desenvolvimento coletivo de estratégias de enfrentamento frente ao envelhecimento, a partir de demandas dos próprios participantes.

Para alcançar esses objetivos, o projeto realiza encontros semanais, utilizando vídeos, textos, dinâmicas de grupos e oficinas para discutir as temáticas propostas. “Nossa intenção é trabalhar a autoimagem e a autoestima do idoso como elementos promotores da qualidade de vida na velhice”, explica Monique.

A turma se reúne atualmente às quintas-feiras, das 10 às 12 horas, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), atendendo gratuitamente cerca de 20 idosos, tanto da comunidade universitária quanto da população de fora da Ufes.

Os interessados em participar do projeto Velho, eu? devem aguardar a abertura das inscrições, que acontecem no início de cada semestre. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4009 2592.

Unati

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) é um programa de extensão vinculado ao Departamento de Serviço Social e ao Núcleo de Estudos sobre Envelhecimento e Assessoramento à Pessoa Idosa (Neeapi) da Ufes. Atualmente o programa atende cerca de 130 idosos e possui 11 projetos de extensão vinculados, dentre os quais o Velho, eu?.

Trata-se de um espaço de educação não formal, cujo objetivo principal é viabilizar a educação continuada para pessoas da comunidade com idade igual ou superior a 60 anos, bem como fazer uma ponte entre a Universidade e a comunidade.

Texto: Adriana Damasceno