Dia da Cultura Internacional na Ufes homenageia os Estados Unidos nesta quinta, 24

23/09/2015 - 16:14  •  Atualizado 24/09/2015 11:53

A segunda edição do Dia da Cultura Internacional na Ufes vai contemplar nesta quinta-feira, 24, os Estados Unidos. O país foi escolhido por ser o destino da maioria dos estudantes da Universidade em programas de intercâmbio acadêmico.

A programação começará às 8 horas com hasteamento das bandeiras em frente ao prédio da Reitoria, no campus de Goiabeiras. Logo em seguida, no Cine Metrópolis, ocorrerá a abertura do evento com a presença da adida de Cultura e Educação do Consulado Geral dos Estados Unidos do Rio de Janeiro, Beata Angelica. As atividades continuam com palestras sobre intercâmbio e parcerias de pesquisa, além de depoimentos de estudantes brasileiros sobre suas experiências no país e de bolsistas americanos atuando na Ufes.

A partir das 11 horas, haverá uma apresentação da equipe de futebol americano Vila Velha Tritões, no gramado em frente ao Restaurante Universitário e exemplos de brincadeiras e danças típicas. O objetivo é envolver toda a comunidade acadêmica nas atividades. Na hora do almoço, será servida como opção de sobremesa a tradicional Apple Pie.

Para finalizar a programação, a partir das 13 horas, no Cine Metrópolis será exibido o filme E o Vento Levou, ganhador de 10 Oscars em 1940. Será uma das poucas oportunidades das novas gerações poderem assistir a esse clássico do cinema em tela grande. A entrada é gratuita.

O projeto tem como proposta celebrar, na última quinta-feira do mês, a cultura de um país com o qual a Ufes mantém relações de intercâmbio de estudantes ou acordos de cooperação acadêmica, além de despertar nos brasileiros o potencial de se tornarem estudantes de mobilidade internacional.

A próxima edição do Dia da Cultura Internacional na Ufes, em outubro, contemplará a Itália, e em novembro, Cuba.

Por Nayara Santana