Deputados e senadores formam Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

Com o apoio de deputados federais e senadores, dirigentes de Instituições Federais de Ensino (Ifes) de todo o país lançaram nesta quarta-feira, 24, a Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. A Frente é uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e tem o objetivo de conhecer, debater, propor e avaliar projetos de interesse das universidades e do país.

A solenidade foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, e contou com a presença do reitor da Ufes e presidente da Andifes, Reinaldo Centoducatte (na foto, em pé), e da vice-reitora, Ethel Maciel, além de reitores e vice-reitores de diversas instituições. Também participaram do evento representantes da União Nacional de Estudantes (UNE), da Associação Nacional de Pós-Graduandos, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), entre outros.

Com uma proposta suprapartidária, a Frente reúne ações conjuntas de parlamentares em defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade, como patrimônio e direito de todos os brasileiros, como ferramenta de superação das desigualdades regionais e como espaço propício para o desenvolvimento do Brasil.

Durante a solenidade, foi apresentado um vídeo produzido pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes), com dados sobre o impacto das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas universidades federais não só nas regiões onde atuam, mas em todo o Brasil. Clique aqui para assistir.

Atuação

A coordenação colegiada da Frente Parlamentar é formada pelas deputadas Margarida Salomão (MG) e Alice Portugal (BA), e pelos deputados Danilo Cabral (PE), Túlio Gadêlha (PE) e Edmilson Rodrigues (PA). Margarida Salomão é ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Entre as ações da Frente, estão: acompanhar ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais; dar celeridade à liberação de recursos financeiros e orçamentários de programas e políticas públicas para as instituições; promover e participar de debates públicos relacionados às demandas das Ifes; e apresentar propostas.

Com informações e foto da Andifes