Departamento de Morfologia realiza Cerimônia da Gratidão a doadores de corpos

28/08/2023 - 12:38  •  Atualizado 29/08/2023 12:00

O Departamento de Morfologia da Ufes realiza nesta terça-feira, 29, às 11h15, uma cerimônia ecumênica de agradecimento às pessoas que doaram seus corpos para fins acadêmicos. A cerimônia é aberta à comunidade acadêmica e será realizada na capela do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes), no campus de Maruípe.

“Todos os alunos da área da saúde de nossa Universidade iniciam sua vida acadêmica nos laboratórios de anatomia, onde eles aprendem a morfologia do corpo humano diretamente em peças reais. Iremos então prestar toda a nossa gratidão aos doadores de corpos, pois sem eles não seria possível a formação dos futuros profissionais da área da saúde”, afirma o professor de Anatomia Ricardo Eustáquio da Silva.

Em 2019, a escassez de corpos para estudos motivou o professor a criar o Programa de Doação de Corpos Humanos para fins Acadêmicos. O objetivo principal é promover a conscientização para a população geral e para a comunidade acadêmica, sobre a importância da doação de cadáveres humanos, que são utilizados semanalmente nas aulas práticas de Anatomia Humana por estudantes de 11 cursos de graduação, além das turmas de pós-graduação. Desde a sua criação, o programa recebeu oito corpos e conta, atualmente, com cerca de 50 cadastros de futuros doadores.

“Os cadáveres são fundamentais para o ensino e a pesquisa na área da saúde, e essenciais para a formação profissional dos nossos alunos. O contato com o cadáver é indispensável para o aprendizado e compreensão da morfologia humana e dos fenômenos saúde e doença, contribuindo para a melhoria do serviço prestado a toda a população”, reforça o professor.

Como doar

Um corpo pode ser doado ao Laboratório de Anatomia a partir do momento em que se constata o falecimento, não havendo impedimento quanto a doenças (inclusive infecciosas ou transmissíveis), amputações, altura, peso ou idade (a doação de menores de 18 anos deve ser autorizada pelos pais). Somente corpos oriundos de morte violenta, crime ou suicídio têm a doação proibida por lei.

O doador, que é mantido em anonimato, deve preencher os formulários disponíveis no site do programa e entregar a documentação solicitada no Departamento de Morfologia, localizado no campus de Maruípe da Ufes. “Mesmo que o interessado não tenha preenchido os formulários em vida, mas em algum momento tenha comentado com sua família sobre essa vontade, os parentes mais próximos poderão realizar a doação. É só entrar em contato com a Ufes imediatamente após o falecimento que daremos todo o suporte para que a doação seja efetivada”, explica Silva, ressaltando que o programa auxilia, inclusive, no transporte do corpo.

A prática da doação de corpos para uso no ensino já é comum em muitos países. No Brasil, existe uma legislação que ampara e regulamenta essa doação e muitos estados brasileiros já adotam esse tipo de programa.

Dúvidas sobre o programa podem ser sanadas através deste e-mail.