Departamento de Comunicação lança livro "Cinema Apesar da Imagem"

14/09/2016 - 10:00  •  Atualizado 15/09/2016 18:05

A Galeria de Arte Espaço Universitário sedia nesta quinta-feira, 15, às 19 horas, o lançamento do livro Cinema Apesar da Imagem. O livro é editado pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Gabriel Menotti, juntamente com o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Marcus Bastos, e a professora da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Moran.

Cinema Apesar da Imagem busca repensar o cinema em meio a uma ecologia complexa de mídias. O volume reúne artigos inéditos de acadêmicos renomados e trabalhos de uma nova geração de pesquisadores e artistas brasileiros interessados em temas como a distribuição informal de filmes, a performatividade da imagem e a visão computacional.

O lançamento será acompanhado de uma conversa com os editores e contará também com uma programação de projeções, que inclui uma apresentação do projeto The Audiovisual Breakthrough e a performance Synap.sys, parte do projeto audiovisual HOL, criado pelo artista multimídia Henrique Roscoe. A performance aborda tópicos como memórias do passado ou no futuro, coletiva ou pessoal, instintos ou conhecimento adquirido ao longo do tempo.

A entrada é gratuita e, durante o evento, o livro será vendido com desconto.

A organização das atividades é da rede Besides the Screen / Telas à Parte, com apoio da OÁ Galeria - Arte Contemporânea, do Grupo de Experimentação Sonora (GEXS) do curso de Música da Ufes e do projeto de extensão Baile, do Departamento de Comunicação da Ufes, que explora as interfaces entre comunicação e arte contemporânea.

Texto: Patrícia Garcia