Delegação da Ufes é destaque em Simulação da Organização das Nações Unidas

16/10/2015 - 09:58  •  Atualizado 19/10/2015 17:03

Cinco estudantes (foto) do Grupo de Extensão e Treinamento em Advocacia Internacional (Getai), coordenado pela professora do Departamento de Direito Brunela Vincenzi, participou esta semana da XVI Simulação da Organização das Nações Unidas (SiONU). Ao final do encontro, o grupo recebeu indicações como os melhores delegados em todos os comitês em que atuaram, além de três medalhas de Menção Honrosa devido à excelência, ao preparo e ao comprometimento com os países que representaram, fazendo jus à participação na XVI SiONU.

Todos os membros do grupo também se destacaram pela qualidade dos Documentos de Posição Oficial (DPO's), documento entregue por cada participante no primeiro dia do evento, que relata a atuação de sua representação perante a Organização das Nações Unidas.

A SiONU é uma das maiores simulações da ONU para instituições de ensino superior do país, reunindo centenas de estudantes durante cinco dias de aprendizado e relações diplomáticas. A XVI Simulação foi organizado pela Universidade Estácio de Sá em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) e ocorreu na capital fluminense entre os dias 8 e 12 de outubro.

A equipe da Ufes – formada pelos estudantes Luiz Felipe Santana, Cristian Ricardo, Pedro Sampaio, Renan Caseiro e Thaís Tatagiba, todos do curso de Direito – retornou a Vitória na terça-feira (13). No encontro eles atuaram em quatro dos sete comitês da competição: Conselho de Direitos Humanos (CDH), Conselho de Segurança (CS), Tribunal Penal Internacional (TPI) e World Trade Organization (WTO).

Direitos Humanos

O Getai foi criado em 2014 pela professora Brunela Vincenzi com o apoio de estudantes do curso de Direito da Ufes. Atualmente, o grupo conta com a participação de alunos não só da Ufes, mas também de outras faculdades de Direito do Espírito Santo.

A ideia do projeto de extensão é formar alunos aptos a atuar em Organizações Internacionais Governamentais e Não-Governamentais como defensores de Direitos Humanos. Desde então, duas gerações de estudantes já passaram pelo grupo.

Texto: Thereza Marinho
Foto cedida pela professora Brunela Vincenzi