Curso de Física celebra 40 anos de existência

18/10/2016 - 09:45  •  Atualizado 18/10/2016 11:06

Professores, professores aposentados e estudantes do curso de graduação em Física da Ufes participaram da celebração dos 40 anos do curso, completados este ano. O evento foi realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) nesta segunda-feira, 17.

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; da vice-reitora Ethel Maciel; do diretor do CCE, Eustáquio de Castro; do sub-chefe do Departamento de Física, José Alexandre Nogueira; e do coordenador do evento e professor do departamento, Armando Biondo Filho.

O ex-secretário de Estado da Educação e um dos primeiros professores do departamento, Klinger Barbosa (foto), deu início às atividades resgatando as ações que foram realizadas para a implantação do curso em Vitória.

Durante todo o dia, palestras e debates abordaram questões como a graduação e a pós-graduação em Física no Brasil e no Espírito Santo, a atuação dos graduados em Física em outras instituições; financiamentos em atividades relacionadas à Física no Estado; e o ensino de Física na Educação Básica, Técnica e Tecnológica.

História

O curso de Física (bacharelado e licenciatura) foi criado em 1976, com a abertura de 30 vagas. Na época havia uma grande quantidade de profissionais que atuavam como professores ou monitores de Física sem formação específica na área.

Em 1992 foi aberto o Programa de Pós-Graduação, com o curso de mestrado e, em 2003, teve início o curso de doutorado. Nesses 40 anos, o curso já formou cerca de 500 profissionais, 100 mestres e 56 doutores. Atualmente, são 292 estudantes regularmente matriculados em licenciatura e bacharelado.

O Departamento de Física conta ainda com um Observatório Astronômico e um Laboratório de Instrumentação para o Ensino de Física (LIEF), ambos destinados à realização de projetos que ampliam o ensino acadêmico e atendem estudantes de escolas de Ensino Fundamental e Médio, além da comunidade externa.

“O curso possui uma boa grade curricular. Além disso, realizamos diversos projetos voltados para a comunidade, com o intuito de demonstrar o uso da Física na prática”, ressalta o estudante Etevaldo Costa, graduando do 6º período de Bacharelado.

Texto: Thereza Marinho e Ana Luísa Dias (estagiária de Comunicação)
Foto: Jorge Medina