Curso de Arquivologia recebe nota máxima no Conceito de Curso do MEC

18/03/2016 - 18:18  •  Atualizado 21/03/2016 18:09

O curso de Arquivologia da Ufes recebeu nota máxima no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC). A nota cinco foi dada pela comissão de examinadores que esteve na Universidade nos dias 10 e 11 de março. Segundo eles, o curso apresenta “um perfil de excelente qualidade, devendo ser uma referência para os demais cursos do Brasil”.

O Conceito de Curso é composto por diferentes dimensões, que traduzem resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. No primeiro dia, a comissão realizou visitas técnicas nos laboratórios e salas de aula e fez entrevistas com professores e alunos. Já no segundo dia foram realizadas reuniões fechadas para análise de toda a documentação do curso e da Universidade.

Para a coordenadora do curso de Arquivologia, Margarete Moraes, este resultado não aconteceria se não fosse o trabalho em conjunto. “Não é somente a nossa gestão ou a gestão da chefe de departamento, Luciana Ferrari, mas um trabalho de todos os que nos antecederam também”, afirmou.

Organização

Segundo a secretária de Avaliação Institucional, Maria Hermínia Baião Passamai, a comissão de examinadores não teve nenhuma dificuldade, pois a coordenação do curso de Arquivologia apresentou uma organização impecável. “Além da organização do curso, nós da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin), também disponibilizamos todas as informações que os avaliadores solicitaram. Essas informações foram reunidas pela equipe da secretaria e são disponibilizadas para todos os cursos e para as comissões avaliadoras. Isso facilita muito o trabalho, principalmente porque elas são permanentemente atualizadas”, destacou Passamai.

A Seavin é o órgão responsável por coordenar e articular as ações de avaliação desenvolvidas na instituição e acompanhar os processos de avaliação e reconhecimento de curso, fornecendo informações referentes à preparação e acompanhamento de processos de natureza regulatória junto ao Ministério da Educação (MEC).

O curso de Arquivologia da Ufes é o único do Estado e oferta 80 vagas anuais no vestibular.

Texto: Hélio Marchioni