‘Cultura Ufes’ estreia nesta segunda, 1º, na Rádio Universitária

29/03/2019 - 15:43  •  Atualizado 01/04/2019 15:54

Cultura Ufes, um programa com perfil jornalístico idealizado e produzido pela Secretaria de Cultura da Ufes, estreia na programação da Rádio Universitária 104,7 FM na próxima segunda-feira, dia 1º de abril. Apresentado pelo jornalista Henrique Alves, com produção de áudio de Alex Andrade, o novo programa será transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 14 às 15 horas.

O Cultura Ufes terá nas entrevistas o seu carro-chefe, apresentando discussões sobre a produção cultural da Universidade e do Espírito Santo. “Temos o objetivo de fazer um jornalismo cultural que vá além do entretenimento e das agendas de eventos do fim de semana”, explica o apresentador, que foi convidado a apresentar o programa pelo secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges. “Henrique é um jornalista que circula e dialoga com a cena cultural capixaba, tem uma visão ampliada e foi a escolha acertada para o viés e conceito do programa”, analisa Rogério.

Debate

O Cultura Ufes divulgará as ações da Secretaria de Cultura da Ufes e da comunidade acadêmica, dando destaque às manifestações tradicionais da cultura popular. Segundo Rogério, artistas e produtores capixabas  encontrarão espaço no programa para expor suas obras e reflexões. “Vamos preservar uma tradição histórica da Universidade: o diálogo entre a rádio e a comunidade artística capixaba”, diz ele.

Henrique diz que, embora tenha se graduado na Ufes há alguns anos (em 2005), o fato de ter vivido intensamente a graduação o fez entender o gosto da Universidade pelo debate e pelo questionamento. Assim, para ele, estar numa rádio universitária pressupõe levar o ouvinte a refletir. “Considero muito importante estimular o debate público cultural, destacando o papel transformador e questionador da arte. Vamos reforçar o perfil da Rádio Universitária como centro de produção de comunicação pública”, enfatiza o jornalista.

A estreia do Cultura Ufes apresentará ao público o formato do novo programa. “Queremos reforçar o laço existente com os ouvintes da Rádio Universitária, fazendo com que eles continuem tendo bons motivos para sintonizá-la. Nunca podemos perder de vista o papel da universidade pública e de seus instrumentos para a promoção da cidadania e da democracia”, finaliza Henrique.

O novo programa divulgará os eventos e as produções artísticas organizados pela comunidade acadêmica dos quatro campi da Ufes (São Mateus, Alegre, Maruípe e Goiabeiras), além da agenda cultural da Grande Vitória.

Toda a programação da Rádio Universitária 104,7 FM pode ser ouvida, também, pela internet, por meio do link www.universitariafm.ufes.br.

Texto: Adriana Damasceno