Crianças do CEI Criarte lançam livro nesta sexta, 14, às 15 horas

Os pequenos estudantes do Grupo 4 - vespertino do Centro de Educação Infantil Criarte, da Ufes, lançam nesta sexta-feira, 14, às 15 horas, o livro Histórias Inventadas, Contadas, Narradas..., organizado pela professora Alessandra Cypriano e pela auxiliar de creche Regina Quirino.

O lançamento será realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), do campus de Goiabeiras.

Segundo a professora Alessandra Cypriano, a iniciativa de produzir o livro partiu da observação do interesse apresentado pelos alunos (com idade entre 4 e 5 anos) em ouvirem, contarem e inventarem histórias. “Considerando essa característica apresentada pelas crianças, decidimos elaborar o projeto de sala a fim de dialogar sobre os aspectos que nos constituem física, cultural e socialmente, tendo por base contos e lendas transmitidos pela história oral, bem como outras histórias infantis”, afirma.

De acordo com Regina Quirino, a intenção foi potencializar a capacidade criativa das crianças. “Registrarmos tais histórias em um livro feito por elas”.

A produção também contou com a participação dos familiares, que escreveram os relatos produzidos pelas crianças. Elas também registraram suas histórias por meio de desenhos. “Compartilhamos com os responsáveis ideias de como estimular o processo criativo e de como organizar a ideia das crianças, por meio do registro escrito”, destaca a professora Alessandra.

Texto: Karla Silveira