Crianças, jovens e adultos prestigiam o primeiro SabadUfes

14/10/2013 - 12:02  •  Atualizado 15/10/2013 11:40

Por Hélio Marchioni e Rhaissa Afonso (*), com foto de Patrick Lurentt

O último sábado, 12, foi um dia diferente no campus de Goiabeiras da Ufes. Ao contrário da calmaria típica dos finais de semana na universidade, o campus foi ocupado por famílias, jovens, corais e bandas de rock que animaram o 1º Sábado na Ufes, o SabadUfes. Além das atrações musicais, o evento contou com atividades infantis e sessões gratuitas no Cine Metrópolis e no Planetário, além de um varal de poesias.

A abertura ficou por conta do coral Cobra Coral (PR), que se apresentou às 10h30, seguido pelos corais Associação Coral Fundação São Francisco Xavier (MG), Altivoz (RJ), Madrigal Exultate (MG) e Coro Juvenil da UEL (PR).

Ainda pela manhã, o grupo “Brincantes do Bonecão” fez uma intervenção artística com as crianças na plateia.

“Nosso objetivo é oferecer um momento de confraternização e de lazer para a comunidade em geral, promovendo maior participação e integração. Ao mesmo tempo em que a nossa Universidade procura oferecer um espaço adequado para suas atividades profissionais e acadêmicas, também pretende aliar cultura, esporte e lazer para que tudo isso faça parte do nosso ambiente universitário”, afirmou o reitor Reinaldo Centoducatte.

Para a superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis, o primeiro SabadUfes alcançou a proposta da Universidade: “O Sábado na Ufes já é um sucesso. Atraiu o público esperado, ou seja, as crianças, as famílias e a comunidade universitária. Valorizar a formação das pessoas, a pesquisa, a cultura local e revelar novos talentos oferecendo o espaço da Universidade para a comunidade é o que nos motiva”.

Descontração

No período da tarde, no palco montado em frente ao Restaurante Universitário, o clima foi mais hardcore. O público, em sua maioria formado por jovens, prestigiou de uma maneira bem descontraída, sentados na grama, o show das bandas Sob o Mesmo Sol, Casatorna, Adios Me Voy e Capim Guiné.

O cantor e compositor capixaba Carlos Papel, acompanhado do músico Gean Pierre, também marcou presença e tocou as músicas de seu novo CD “Fora do Eixo”. O palco SabadUfes recebeu ainda o ator e bailarino Markus Konká, que apresentou o recital poético “Meus Poetas...Minha Ilha”.

Enquanto isso, as crianças se concentravam no Planetário onde foram realizadas sessões de filmes e oficinas interativas.

O último dia de apresentações do 14º Cantares – Encontro Nacional de Corais do Espírito Santo encerrou o evento. O SabadUfes foi promovido pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Ufes e a próxima edição do evento está prevista para o dia 9 de novembro.

Confira a opinião de quem veio ao SabadUfes:

- “Nossa relação com a Ufes é muito mais afetiva que acadêmica. Frequentamos a Ufes há dez anos. É muito simbólico que o Sabadufes seja no Dia das Crianças”. Fabíola Melca, que fazia um piquenique acompanhada da filha Itzi e da amiga Moema Freitas.

- “Eventos culturais como esse aproximam as pessoas e fazem da Ufes também um lugar de lazer, por que não?” Mariana Oggioni, estudante da Ufes que assistiu aos shows musicais.

- “Gostei do filme. Passou a ideia de respeito aos mais velhos e de ajudar mesmo a quem você não conhece” - João Pedro Marinho, 13 anos, que assistiu ao filme “Ponyo – Uma amizade que veio do mar”, no Cine Metrópolis.

- “Eventos como esse são importantes porque promovem o conhecimento de uma maneira divertida e interessante”. Margarida e Roni Vieira, pais de Vitória, que visitavam o Planetário pela primeira vez.

- “É uma boa iniciativa promover um evento aberto e gratuito para a comunidade”, Renata e Daniel Aires, de Linhares, que levaram as filhas Luíza e Letícia pela primeira vez ao planetário.

(*) Bolsistas de projetos de Comunicação, supervisionadas por Thereza Marinho