COVID-19: canal Na Palma da Mão traz conteúdo em Libras para comunidade surda

16/04/2020 - 10:34  •  Atualizado 22/04/2020 10:19

Um grupo de estudantes e professores da Ufes lançou um canal no YouTube para divulgar conteúdos das áreas educacional, turística, médica e jurídica na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O canal Na Palma da Mão foi lançado em março e, em tempos de pandemia, o primeiro vídeo foi sobre o novo coronavírus, com informações sobre formas de contágio, prevenção e orientações sobre o que fazer em caso de sintomas.

A cada semana, um novo vídeo é divulgado e outras produções disponíveis na plataforma incluem, por exemplo, poemas e histórias infantis. Os vídeos são planejados para atender à comunidade surda e cada tema é interpretado com esse fim. "Com produções dinâmicas e interativas, os surdos poderão se informar sobre diversos assuntos apresentados em Libras, sua língua de instrução. É um projeto inovador dentro da área de Libras, com integração muito positiva", ressalta a professora Arlene Batista, coordenadora do projeto.

Atualmente, a atividade envolve cerca de 60 alunos de graduação em Letras Libras, que se revezam na produção do material; quatro estudantes do curso de Cinema e Audiovisual, que captam as imagens e fazem as edições; além de professores surdos das redes municipais de Vitória e Vila Velha, que atuam como parceiros no envio de demandas e também na gravação do conteúdos.

Parceria

As parcerias com os municípios de Vitória e Vila Velha foram firmadas em 2019, mas, segundo a coordenadora, o grupo está à disposição para novos contatos. "Nosso objetivo é produzir material de relevância para o professor utilizar em sala de aula, por isso a participação deles é fundamental. Para que esses vídeos realmente sejam interessantes e contribuam com o aprendizado dos estudantes", afirma Arlene Batista. Interessados no projeto podem enviar mensagens para o e-mail arleneincrivel@gmail.com.

O canal Na Palma da Mão integra o projeto de extensão Vendo Libras: Literatura, Cultura e Informação. A ação é realizada em parceria com o Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN/Ufes), o Departamento de Línguas e Letras do curso de Letras Libras e o grupo de pesquisa Língua de Sinais, Interpretação e Tradução (Lisit). O projeto conta também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Texto: Camila Fregona