Coordenadores de Polos UAB participam de encontro na Ufes

10/03/2014 - 18:20  •  Atualizado 11/03/2014 10:10

Por Jorge Medina, com foto de Thaiana Gomes (*)

Coordenadores de polos e de cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Espírito Santo participaram nesta segunda-feira (10), do 1º Encontro dos Coordenadores de Polos UAB – ES, promovido pelo Núcleo de Ensino a Distância (Ne@d) da Ufes.

Realizado no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), o evento teve o objetivo de aprimorar o processo de comunicação e de cooperação entre os profissionais envolvidos com o Ensino a Distância (EAD), apresentando e discutindo as novas ofertas de cursos e as suas implicações, além de dar continuidade à análise do processo de monitoramento dos polos da UAB pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O evento também contou com a participação dos técnicos de Informática dos polos.

O encontro foi aberto pela diretora do Ne@d, professora Maria José Campos Rodrigues, que relatou a importância do Núcleo na formação dos professores no Estado. Em seguida, a vice-reitora, Ethel Maciel, ressaltou os trabalho desenvolvidos pelos polos de ensino no desenvolvimento dos municípios.

A importância de formar profissionais na área de educação por meio do ensino a distancia foi o destaque dado pelo secretário de Estado da Educação, Klinger Marcos Barbosa Alves. O secretario reforçou ainda o trabalho do Ne@ad na formação de professores e o esforço dos coordenadores dos polos na formação de profissionais para a rede estadual de ensino. “A Secretaria Estadual de Educação (Sedu) está à disposição da Universidade para trabalhar juntos na formação desses profissionais”, destacou Alves.

O reitor, Reinaldo Centoducatte, fez um histórico da importância dos cursos do Sistema Universidade Aberta e garantiu a ampliação de mais ofertas com a abertura de mais cursos e de novas turmas. O evento contou ainda com palestras, apresentações de experiências, comunicações e debates sobre a formação de profissionais do magistério da educação básica.

UAB

Dos 78 municípios do Estado, 27 estão integrados ao Ne@d, que é responsável pela formação de profissionais na área de ensino superior e pós-graduação na modalidade EAD. Em média, a Ufes forma a cada ano 2.500 alunos de graduação e 4.000 de especialização e aperfeiçoamento.

Lançado em 2005 pelo Ministério da Educação, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) interioriza a oferta pública de ensino superior para professores em exercício na rede pública de ensino e cidadãos residentes em localidades afastadas que queiram obter uma formação de nível superior.

As ações da UAB têm sido implementadas em parceria com estados, municípios e instituições de ensino superior públicas, buscando identificar as regiões e municípios carentes de ofertas de educação para a implementação dos novos polos.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho