Congresso de Estudantes da Ufes aprova novo estatuto para o DCE

23/11/2015 - 15:40  •  Atualizado 23/11/2015 17:06

Debates sobre os cortes de gasto na Educação e a aprovação de um novo estatuto foram os principais pontos do X Congresso de Estudantes da Ufes (Coneufes), realizado no período de 13 a 15 de novembro no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). O evento foi organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) em parceria com a comissão organizadora de São Mateus.

O presidente do DCE, Pedro Teixeira, explica que a cada dois anos o congresso é estatuinte, ou seja, modifica o estatuto. Entre as alterações feitas está a troca do modelo de eleição das chapas, que passou de proporcional para majoritário. Agora, ao invés de todas as chapas que disputam a eleição assumirem as diretorias pela proporcionalidade dos votos obtidos, somente a chapa vencedora é que assume e aplica o seu plano de gestão. Apesar disso, mesmo com o modelo majoritário estabelecido, ficou decidido que, caso a chapa eleita queira, ela pode convidar outra chapa que participou do processo eleitoral para ocupar alguma diretoria.

“Com essa mudança, o estudante terá a quem cobrar e responsabilizar, pois os acertos e erros não serão de todas as chapas, logo de ninguém, mas da diretoria eleita, que terá um ano para ‘mostrar serviço’ aproximando o DCE do dia a dia do estudante”, afirma o presidente.

A Coordenadora de Políticas Educacionais do DCE, Rayssa Deps Bolell, afirmou que “caso o modelo majoritário não se efetive, daqui a dois anos pode ser reavaliado em um Coneufes estatuinte, podendo mudar para outro ou se voltar para o proporcional”.

O Coneufes é o único congresso que reúne todos os estudantes da Universidade. Ele é a instância de maior representação do DCE e o responsável por deliberar pautas internas e externas da entidade. Tudo no congresso é decidido de acordo com a vontade do corpo estudantil. A cada ano o Coneufes é realizado em um campus diferente da Ufes. O próximo será no campus de Maruípe.

Texto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)