Confira os processos seletivos para pós-graduação abertos em novembro

14/11/2023 - 11:48  •  Atualizado 16/11/2023 11:19

Cinco programas de pós-graduação abrem inscrições em novembro, ofertando ao todo 241 vagas em cursos de mestrado e de doutorado. No campus de Alegre, as oportunidades são para os programas de Agronomia e de Ciências Veterinárias. Já no campus de Goiabeiras, há vagas nos departamentos de Engenharia Elétrica (alunos regulares e especiais), Informática e Química.

Veja abaixo mais informações:

Química (mestrado e doutorado)

Prosseguem, até 20 de novembro, as inscrições paras processos seletivos dos cursos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ). Serão ofertadas, ao todo, 34 vagas para mestrado e 32 para doutorado, distribuídas entre os orientadores do PPGQ. As inscrições serão recebidas por meio de formulário disponível na página do Programa. A isenção do pagamento da taxa de R$ 50 poderá ser solicitada até 14 de novembro, para os casos previstos no edital.

Poderão participar da seleção para o curso de mestrado egressos de cursos de graduação em Química ou em áreas afins, ou que comprovem a diplomação em data anterior à matrícula no PPGQ. Já para se candidatar ao curso de doutorado, é necessário também ter concluído ou estar próximo da conclusão do curso de mestrado em Química ou em áreas afins.

Contato: 4009-2924 (ligação e WhatsApp) e ppgq.ufes@gmail.com

Agronomia (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG) está recebendo inscrições, até 26 de novembro, para processos seletivos com o objetivo de preencher nove vagas de mestrado e 18 de doutorado. Poderão participar da seleção para o curso de mestrado estudantes finalistas e egressos dos cursos de graduação em Ciências Agrárias, Biológicas, Engenharias ou em áreas afins. Já na seleção para doutorado, é necessário que o candidato tenha concluído ou esteja próximo da conclusão do curso de mestrado nessas mesmas áreas.

Os candidatos deverão enviar a documentação exigida para este e-mail.

Contatos: (28) 3552-8983 e producaovegetalufes@gmail.com

Informática (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) está com inscrições abertas para o preenchimento de 24 vagas em seu curso de mestrado. Os interessados deverão se inscrever até 1º de dezembro, por meio de formulário que será disponibilizado na página do Programa.

Poderão se candidatar portadores de diplomas de graduação da área de Computação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação e similares) ou em cursos afins das Ciências Exatas (Matemática, Estatística e Física) e das Engenharias, assim como estudantes finalistas desses cursos. Os candidatos deverão observar ainda as cargas horárias mínimas aceitas na seleção.

Contato: ppgi@inf.ufes.br

Engenharia Elétrica (mestrado – aluno regular e especial – e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) oferece 62 vagas para ingresso em seu curso de mestrado como estudante regular e 27 oportunidades para aluno especial. As inscrições devem ser enviadas até 5 de dezembro para o e-mail abaixo. Os candidatos deverão observar o Fator de Modulação (FM1), que define a relação entre cada linha de pesquisa do Programa e os cursos de graduação aceitos no processo seletivo, além de outros critérios utilizados na classificação dos candidatos. Outros cursos de graduação apresentados na inscrição serão analisados pela Comissão de Seleção.

Já o curso de doutorado também está com inscrições abertas para processo seletivo, ofertando 20 vagas para alunos regulares. O primeiro período de inscrição também será até 5 de dezembro. Caso haja vagas não preenchidas nessa primeira seleção, as inscrições serão reabertas no período de 11 de março a 9 de abril de 2024. Os candidatos deverão observar as tabelas que definem os cursos de graduação e de mestrado aceitos no processo seletivo, assim como o peso atribuído a eles em cada linha de pesquisa.

Contato: pos.engenhariaeletrica@ufes.br

Ciências Veterinárias (mestrado)

A partir de 20 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) abrirá inscrições para a seleção de 15 vagas para o curso de mestrado. Os interessados deverão se inscrever até 4 de dezembro pelo e-mail abaixo.

Poderão participar do Processo Seletivo todos os portadores de diplomas de cursos de graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Biotecnologia, Farmácia, Ciências Biológicas ou áreas afins, bem como estudantes concluintes desses cursos.

Contato: ppgcv.ufes.editais@gmail.com

Os pré-requisitos, documentos necessários para a inscrição, etapas de seleção e outras informações podem ser obtidas nos editais anexados a seguir e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização dos processos seletivos e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa