Comunidade universitária recebe orientações para combate ao Aedes aegypti

18/12/2015 - 18:18  •  Atualizado 21/12/2015 14:07

Servidores da Ufes e funcionários da empresas terceirizadas que prestam serviços de limpeza e conservação na Universidade participaram nesta sexta-feira, 18, de um seminário sobre  “O combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Virus”.

O evento, realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), campus de Goiabeiras, foi promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Vitória e pela Coordenação de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura Universitária com o objetivo de orientar sobre medidas preventivas a serem adotadas para evitar a proliferação do mosquito em ambientes internos e externos da Ufes.

“Nossa área é muito extensa e é uma área de mangue. Temos que ter um cuidado grande. Por isso vamos intensificar o trabalho de prevenção”, afirmou a vice-reitora no exercício da Reitoria, Ethel Maciel. Ela disse ainda que solicitou à Secretaria de Estado da Saúde que a Ufes seja incluída no roteiro dos mutirões do Exército para o combate do mosquito.

Grávidas

Também nesta sexta-feira, a vice-reitora prorrogou até o dia 31 de dezembro os efeitos da Portaria 2629/2015-R, que determina o afastamento das servidoras gestantes dos locais de trabalho, como medida protetiva ao controle da transmissão do Zika vírus e outros. A portaria foi assinada no dia 4 de dezembro pelo reitor Reinaldo Centoducatte e, inicialmente, teria vigência até esta sexta. A decisão é para todos os campi e unidades da Ufes.

Na última quarta-feira, dia 16, foi realizada uma reunião entre a Prefeitura Universitária e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vitória com o objetivo de serem traçadas ações conjuntas visando o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Entre as ações a serem implementadas estão o mapeamento dos possíveis locais que podem ser focos de reprodução do supracitado mosquito; a intensificação do controle aéreo de mosquitos adultos, por meio da aplicação do fumacê; e a intensificação do controle de larvas de mosquitos em possíveis criadouros, como caixas de passagem, bueiros, charcos, etc.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Ana Carolina Sabino (bolsista de projeto de comunicação)