Comissão de Segurança avalia ações para inibir a ocorrência de crimes nos campi

28/04/2016 - 18:44  •  Atualizado 02/05/2016 18:17

A Ufes realizou nesta quinta-feira, 28, a primeira reunião da Comissão de Segurança, criada com o objetivo apontar sugestões a serem adotadas pela Universidade na área de segurança. Entre as ações a serem implementadas estão o desenvolvimento de um aplicativo de celular por meio do qual os usuários poderão enviar um alerta para vigilância da Universidade sobre qualquer problema, desde a deficiência na iluminação de determinada área até a ocorrência de algum crime.

Fazem parte da Comissão 14 membros, entre professores, servidores técnico-administrativos e estudantes indicados pelas direções de 10 centros de ensino da Ufes; e pela Associação dos Docentes (Adufes); pelo Sindicato dos Trabalhadores (Sintufes), e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE); além de representantes da Prefeitura Universitária, do Gabinete da Reitoria e da Comissão de Direitos Humanos da Universidade.

A vice-reitora Ethel Maciel, que coordena a Comissão, destacou que algumas ações tiveram início há cerca de um mês, como a troca de lâmpadas de luz amarela por lâmpadas de luz branca. Somente no campus de Goiabeiras foram trocadas 170 lâmpadas e 20 novos pontos de iluminação foram instalados, além de 40 novos refletores, contabilizando um investimento de R$ 40 mil.

“Há cerca de duas semanas também iniciamos a poda de árvores que estavam prejudicando a iluminação ou a visibilidade de alguma câmera”, informou. A vice-reitora disse ainda que a ampliação de parcerias com as autoridades policiais será outro ponto analisado.

Aplicativo

O aplicativo que está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufes será disponibilizado inicialmente na plataforma gratuita Google Play para celulares com sistema operacional android. A previsão é que o sistema esteja disponível para utilização em um prazo de 30 dias.

A próxima reunião da Comissão de Segurança da Ufes está agendada para o dia 5 de maio.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina