Começam neste domingo, 6, as provas da segunda etapa do VestUfes 2016

04/12/2015 - 16:12  •  Atualizado 06/12/2015 17:57
Compartilhe

Começam neste domingo, 6, as provas da 2ª etapa do VestUfes 2016. Até terça-feira, 8, 23.579 candidatos estarão na disputa por uma das 3.834 vagas ofertadas em 73 cursos da Universidade.

As provas serão realizadas das 14 às 17 horas nas cidades de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Alegre, São Mateus e Guarapari. Os locais de prova estão disponíveis no endereço eletrônico www.ccv.ufes.br, onde os candidatos também devem imprimir o cartão de inscrição. Os portões estarão abertos a partir das 13 horas.

Três postos de informação estão montados no campus de Goiabeiras para tirar dúvidas dos candidatos. Eles funcionarão no sábado, dia 5, e no domingo, dia 6. “É importante que o candidato verifique o local de prova e o visite previamente, por isso estaremos com esses postos de informação abertos. O ideal é que os candidatos cheguem ao local de prova com uma hora de antecedência”, orienta a coordenadora administrativa da CCV, Ana Cláudia Locateli.

Entre os 23.579 candidatos inscritos, cerca de 40 solicitaram atendimento especial e farão a prova em salas separadas. Entre eles estão mães em período de amamentação, pessoas com necessidade especial e detentos.

Provas

No dia 6, os candidatos farão a prova de redação. No dia 7, as provas são de Física, Química, História e Língua Estrangeira, conforme o curso escolhido. Neste dia, candidatos ao curso de Letras-Libras também farão uma prova objetiva de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Já no dia 8, as questões serão de Matemática, Geografi a, Biologia e Língua Portuguesa e Literatura.

Ao final de cada dia, por volta das 19 horas, os candidatos poderão conferir no site da CCV (www.ccv.ufes.br), as respostas esperadas para cada questão.

A previsão é que o resultado final do VestUfes 2016 seja divulgado no dia 22 de janeiro de 2016. 

 

Conheça o que é permitido e o que é proibido no VestUfes 2016:

1. Os candidatos só poderão realizar as provas nos locais definidos no edital, de acordo com o número de inscrição.

2. Para ingressar nos locais de prova os candidatos deverão apresentar-se com o Cartão de Inscrição, disponível para impressão em www.ccv.ufes.br, e com o original do documento de identificação utilizado na efetivação da inscrição. O documento deve estar em perfeitas condições e deve permitir, com clareza, a identificação do candidato.

3. Os horários de início (14h) e término (17h) das provas serão rigorosamente cumpridos. Não será permitida a entrada de candidatos nos locais de prova após 14h.

4. Recomenda-se que os candidatos compareçam aos locais de prova com 1 (uma) hora de antecedência.

5. Não será permitido a nenhum candidato portar nos locais de prova, armas, máquinas de calcular, telefone celular/smartphone, tablet, agenda eletrônica, pager, bip, relógio, lapiseira, bem como qualquer meio de comunicação eletrônica, sob pena de eliminação. Não será permitido, ainda, o uso de qualquer elemento de chapelaria ou óculos escuros. Será eliminado o candidato que estiver portando, no local de prova, celular/smartphone, ou qualquer outro tipo de aparelho de comunicação, mesmo que desligado e sem bateria.

6. A CCV não se responsabilizará por materiais que o candidato não poderá portar consigo durante a realização da prova, incluindo bolsas, livros e outros.

7. As instruções contidas nas capas das provas constituem normas que deverão ser respeitadas, sob pena de eliminação do candidato.

8. Durante a realização da prova somente será permitido aos candidatos o uso de lápis, borracha e caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta ou azul-escura. Não é permitido o uso de lapiseira.

9. O candidato que, durante a realização da prova, tentar utilizar de meios fraudulentos será automaticamente eliminado do Processo Seletivo 2016.

10. Os candidatos só poderão deixar os locais de prova após uma hora e trinta minutos do início da prova.

11. Conforme previsto no item 2.2 do Edital Nº 08/2015-CCV/UFES, por motivo de restrição de espaço físico, a CCV realocou parte dos candidatos que optaram por realizar as provas no município de Vila Velha para locais de prova na cidade de Vitória. 

Texto: Thereza Marinho