Combate à homofobia em debate no Arquivo Público

11/03/2016 - 12:13  •  Atualizado 14/03/2016 17:55

Há três anos o município de Vitória instituiu a data de 12 de março como o Dia Municipal de Combate a Homofobia em alusão à fundação, em 1990, da primeira organização não governamental para a defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no Espírito Santo, a Triângulo Rosa, coordenada pelo jornalista Amylton de Almeida e pelo poeta Waldo Motta.

Para comemorar a data, várias entidades, entre elas o Projeto Gênero e Diversidade na Escola, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Ufes, vão realizar na próxima terça-feira, dia 15, uma roda de conversa com o tema "A noite das longas facas". Este foi o título de uma peça teatral encenada em 1985, de autoria de Amylton de Almeida e direção de Antônio Claudino de Jesus, atualmente professor aposentado da Universidade. Na obra, a personagem da travesti Valeska foi interpretada por Tina Moreira, que atualmente exerce o cargo de coordenadora de Diversidade Sexual do Município de Cariacica, e também preside o único Conselho Municipal LGBT no estado.

A proposta da roda de conversa reunindo Claudino de Jesus e Tina Moreira é proporcionar um encontro de gerações em torno da temática da homofobia, e será realizada a partir das 18h30, na sala Amylton de Almeida, no Arquivo Público Estadual, rua Sete de Setembro, 414, no Centro de Vitória.

A atividade conta ainda com a parceria da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-ES, da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Vitória, do Grupo Nuvem (Multivix) e da ONG Orgulho Gay do Espírito Santo.