Com homenagem à professora Cida Barreto, Ufes inaugura nova sede da Prograd

15/12/2023 - 16:52  •  Atualizado 18/12/2023 17:07

A Ufes inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 15, a nova sede da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), localizada no campus de Goiabeiras. Intitulado Cida Barreto, o edifício presta homenagem à professora do Centro de Educação e ex-vice-reitora da Universidade Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto. Com as presenças do reitor Paulo Vargas, de pró-reitores, gestores e servidores da Ufes, a solenidade foi marcada por discursos emocionados em memória da professora, falecida em 2013.

Na foto, Aurélio Barreto, viúvo da professora, e o reitor Paulo Vargas descerram a placa de inauguração.

“É um marco para a Prograd. Resultado de muitas lutas por melhores condições de trabalho. Depois de uma espera de 28 anos, segundo os servidores mais antigos, conseguimos realizar um sonho, a começar pelo nome do prédio”, disse a pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo.

Sugerido pelo reitor Paulo Vargas e acolhido pela pró-reitora de Graduação, o nome de Cida Barreto valoriza ainda mais a nova sede, “um centro de referência importante da Universidade”, segundo o reitor. “A função da Prograd é essencial para a Ufes. É ela que cuida do acesso à permanência e da conclusão dos estudantes. A Prograd merece um lugar para o tamanho das atividades que realiza”, afirmou.

Para Vargas, nomear a sede da pró-reitoria em tributo a Cida Barreto carrega ainda um simbolismo diante da necessidade de tornar a Ufes mais diversa e inclusiva. Primeira mulher a alcançar o cargo de vice-reitora por eleição direta na Universidade (função que desempenhou de abril de 2012 a setembro de 2013), Barreto era referência na luta e na pesquisa de políticas educacionais afirmativas.

“É uma oportunidade de homenagearmos essa mulher negra, professora, que deixou sua marca na história da Universidade e continua a ser uma fonte de inspiração para nos tornarmos uma Ufes mais inclusiva e democrática”, disse o reitor.

A nova sede da Prograd está localizada no prédio que abrigava a Fundação Ceciliano Abel de Almeida (FCAA), próximo ao Núcleo de Línguas da Ufes. Segundo o superintendente de Infraestrutura, Alessandro Mattedi, o edifício tem em torno de 820 metros quadrados e custou cerca de R$ 1,5 milhão. Ele destacou, ainda, que o prédio é totalmente acessível a pessoas com deficiência, contando com rampas e elevadores. “Nossos estudantes merecem um espaço como este”, disse.

Emoção

Presente na solenidade, o professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Aurélio Barreto, viúvo de Cida Barreto, celebrou o tributo em memória da professora. “É uma emoção muito forte. Já se passaram dez anos [do falecimento] e você percebe que a memória de Cida está bastante viva”, disse.

Além do reitor e dos pró-reitores, as professoras Denise Meyrelles, Leonor Araújo, Sonia Lopes Victor (vice-reitora eleita para a gestão 2024-2028), Patrícia Rufino, Cleyde Amorim e Ivone Martins também prestaram homenagens a Cida Barreto com discursos emocionados, destacando a trajetória profissional e, sobretudo, as marcas que a convivência com a docente deixaram nas suas vidas. A solenidade também contou com uma apresentação do Coral da Ufes, regido pelo maestro Cláudio Modesto, que entoou as músicas Caçador de Mim, Mulher Rendeira e Lata D’Água.

Leia também: Cida marcou sua trajetória pela preocupação com as questões sociais.

Texto: Leandro Reis
Fotos: Leandro Reis e Evandro Campos