Com entrada gratuita, peça com Fúlvio Stefanini abre festival no Teatro Universitário

11/10/2023 - 15:29  •  Atualizado 14/10/2023 18:12

Apresentada para mais de 100 mil pessoas desde a sua estreia, a peça O pai, estrelada por Fúlvio Stefanini, abre a programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) nesta sexta-feira, 13. O espetáculo começa às 20 horas, no Teatro Universitário, um dos palcos da Grande Vitória que acolhem a 19ª edição do festival.

O pai também será encenado neste sábado, 14, no mesmo horário. O Teatro Universitário ainda recebe outros dois espetáculos do festival: Cadê Mafalda?, do Grupo de Teatro Rerigtiba, de Anchieta; e Metrópolis: tragédia de um país, do Grupo Cia. Teatro Urgente, neste domingo, 15. A entrada para as peças é gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo, sendo permitida a retirada de até dois por pessoa.

Antes da apresentação de O pai, será realizada uma cerimônia de abertura do festival, às 19h30, com homenagens à atriz e diretora Marcia Gaudio, ao artista e produtor cultural Armando Mecenas e ao ator e poeta Marcos de Castro (in memoriam).

Em O pai, Stefanini interpreta André, um idoso de 80 anos, rabugento à primeira vista, mas dotado de simpatia e senso de humor cativantes. Sua filha, confrontada com o dilema de cuidar do pai à medida que sua saúde mental declina, se vê diante de uma difícil decisão: assumir a responsabilidade de cuidar dele ou considerar a opção de interná-lo em uma instituição de idosos, liberando-se para desfrutar sua própria vida ao lado de seu namorado.

Escrita pelo francês Florian Zeller, a peça já foi encenada em mais de 30 países. A montagem brasileira de O pai, dirigida por Léo Stefanini, estreou em 2016, rendendo a Fúlvio Stefanini o Prêmio Shell de Melhor Ator.

Programação

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória conta com 25 peças, entre produções locais, nacionais e internacionais, que serão encenadas em diversos espaços até o dia 21 de outubro. Também haverá oficinas gratuitas de diversas temáticas. Os interessados podem se inscrever nas oficinas e conferir a programação completa por meio deste link.

Segundo a diretora geral do festival, Elenice Moreira, as 25 peças selecionadas foram escolhidas dentre 140 propostas inscritas. Ela destaca a possibilidade de apresentar gratuitamente ao público capixaba obras com qualidade comprovada. “É importante para democratizar o acesso à cultura. O teatro também serve de reflexão para o dia a dia das pessoas”, afirma Moreira.

Para a diretora, além da formação de plateia, é visível o fomento à produção local a partir da movimentação gerada pelo festival. “Temos os cinco ‘cês’: ‘claro crescimento da cena cultural capixaba’, onde os artistas se renovam a cada dia”, diz.

Retorno ao Teatro Universitário

A 19ª edição do festival marca o retorno da programação ao Teatro Universitário, após uma série de reformas estruturais no espaço. “A Ufes sempre foi parceira, e a participação e o auxílio luxuoso do Teatro Universitário são imprescindíveis”, afirma.

Para o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, a participação da Ufes no festival é mais uma ação de retomada do movimento de teatro na Universidade, iniciado com as oficinas oferecidas pela Secult-Ufes em parceria com o grupo Repertório Artes Cênicas.

“A Ufes se posiciona sempre a favor dos processos da cadeia produtiva da cultura. Acolher o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória é consolidar a apresentação de montagens internacionais, nacionais e capixabas de forma gratuita, proporcionando ao público a aproximação e o reconhecimento da qualidade da produção teatral”, afirma Borges.

O Fenatevi conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e ArcelorMittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), através da Secretária de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo. Tem apoio da TVE, da Ufes, do Palácio da Cultura Sônia Cabral, da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes)/Serviço Social da Indústria (Sesi), do Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, da Estação Cidadania Cultura e do Centro Cultural Eliziário Rangel. A realização é da Associação Cultural Circense e Ambiental Uma Floresta e da Ratimbum Produções de Artes.

Texto: Leandro Reis