Cine Metrópolis celebra mês da Francofonia com mostra de filmes franceses

22/03/2019 - 16:30  •  Atualizado 26/03/2019 13:37

O Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, inicia nesta segunda-feira, 25, a exibição da mostra Cycle du Cinéma  - Mulheres e Identidades Francófonas, com filmes produzidos por países de língua francesa. A abertura será às 19h30 e as obras serão exibidas em horários variados até o encerramento, no dia 30. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

O evento ocorre em celebração ao mês da Francofonia, comemorado anualmente, no mês de março, em todo o mundo, como forma de integração e valorização das culturas dos países de língua francesa. Segundo o Consulado da França no Rio de Janeiro, o francês é, atualmente, a nona língua mais falada do mundo, com cerca de 200 milhões de praticantes. É o idioma oficial de 32 países (sozinho ou juntamente com outras línguas e dialetos), espalhados por quatro continentes.

O tema deste ano da Francofonia é Droits des Femmes (Direitos das Mulheres, em francês). Assim, todos os filmes da mostra abordam, de alguma forma, a temática feminina. São eles: Aya (Costa do Marfim, 2012); Séraphine (Bélgica/França, 2008); A Pequena Vendedora de Sol – Sessão Clássico (Senegal/França/Suíça, 1998); Abrir a Voz (França, 2017); Número Uma (França, 2017); Felicité (Senegal/Alemanha/Bélgica/França/Líbano, 2017); A Bela e o Pacote (Tunísia/França, 2017); Assim que Abro meus Olhos (Tunísia/França/Bélgica, 2014). Todos os filmes serão exibidos com legendas em português.

Reflexão

O professor Luís Fernando Bulhões Figueira, do Departamento de Línguas e Letras (DLL), é um dos organizadores do evento e tem a expectativa de que a mostra atraia estudantes de francês da graduação em Letras e do Núcleo de Línguas, além de pessoas de toda a comunidade universitária e do público em geral. “Esperamos despertar no público o interesse pela língua francesa, pelas culturas francófonas, e a reflexão sobre o que a sociedade pode fazer para lutar pela igualdade de direitos entre mulheres e homens”, analisa ele, que também é coordenador pedagógico do Núcleo de Línguas da Ufes.

A mostra faz parte de uma série de eventos organizados pela equipe de Francês Núcleo de Línguas e do DLL da Universidade. Iniciada no dia 18 de março, tem apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français e da Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Veja no arquivo anexo mais detalhes da programação.

Texto: Adriana Damasceno