Ceunes realiza estudo de diagnóstico sobre desempenho dos cursos de graduação

21/09/2016 - 12:27  •  Atualizado 21/09/2016 12:27

O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), localizado no campus de São Mateus, está realizando estudos para avaliar o desempenho acadêmico de seus cursos de graduação. A pesquisa teve início em agosto e será realizada até junho de 2017, totalizando 22 mil questionários que serão respondidos por estudantes, docentes, técnico-administrativos, ex-alunos e comunidade externa, abrangendo o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia. As análises contarão com o apoio da equipe técnica do Departamento de Gestão da Informação (DGI), da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes.

Todos os questionários estão sendo disponibilizados no site www.enquetes.ufes.br. Para os servidores técnico-administrativos e docentes, a pesquisa já pode ser respondida durante todo o mês de setembro. Para os estudantes, os questionários ficarão disponíveis nos meses de outubro e novembro de 2016. Já para a comunidade externa, a pesquisa será feita em março de 2017.

Fatores

Os estudos pretendem identificar os fatores críticos que influenciam no não preenchimento de vagas em alguns cursos, na permanência e na evasão, além de buscar entender os fatores motivadores do sucesso dos estudantes, suas intenções e a imagem que os futuros alunos têm da Universidade. Como parte do estudo também serão identificados os fatores motivadores e desmotivadores do trabalho docente e técnico-administrativo.

Segundo o diretor do DGI, Marcelo Sarcinelli, o estudo é amplo e terá duração de um ano aproximadamente. “Serão executados sete tipos de enquetes eletrônicas e quatro análises estatísticas em dados secundários. Ao final da pesquisa, teremos melhores condições de buscar soluções para os problemas identificados no Ceunes. Para isso precisamos que todos respondam aos questionários”, salientou Sarcinelli.

O diretor do Ceunes, professor Roney Pignaton, destaca a importância dos estudos para identificar porque existem altos índices de evasão e retenção nos cursos de graduação. “Além da Proplan, sabemos que a Prograd também tem feito um trabalho nessa direção e a parceria de todos é fundamental para estabelecermos ações conjuntas para combater esses problemas. Nossa preocupação não é só com a vida acadêmica dos estudantes, mas como também podemos contribuir para melhorar ainda mais a qualidade do trabalho dos nossos professores e técnico-administrativos”, afirmou Pignaton.

Texto: Hélio Marchioni