Ceunes abre primeira representação estudantil capixaba do instituto estadunidense IEEE

19/02/2020 - 18:50  •  Atualizado 27/02/2020 17:23

A partir da iniciativa de estudantes da Ufes, com o apoio de professores, da direção do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, e da Liga Empreendedora da Ufes, foi aberta a primeira representação estudantil no Espírito Santo do Institute of Electrical and Electronic Engeneers (IEEE). O instituto estadunidense é reconhecido como a maior organização técnico-profissional do mundo. Fundado em 1884 por cientistas como Thomas Edison, dedica-se ao avanço da teoria e prática das ciências e conta com cerca de 400 mil membros em 160 países.

No mundo todo, há cerca de 1.500 ramos estudantis do IEEE (pronuncia-se I3E), sendo aproximadamente 30 no Brasil. A fundação do braço capixaba do instituto contou com a colaboração de quatro professores e 15 estudantes da Ufes.

Possibilidades

Com a parceria, o Ceunes expande as possibilidades de apoio tecnológico, financeiro e organizacional na promoção de atividades técnicas e científicas. “O IEEE vai colaborar imensamente com a vida acadêmica dos estudantes por meio do incentivo à pesquisa, vai ajudar a fazer contato com as empresas, entre outros benefícios”, explica a professora do departamento de Ciências Naturais do Ceunes e uma das fundadoras da representação Marilea Ribeiro.

A estudante de Engenharia de Petróleo e diretora da representação, Bianca Lana, afirma que os estudantes já estão desenvolvendo a abertura de subunidades técnicas voltadas às áreas de robótica, automação e energia. Além disso, há grupos para compartilhamento de interesse em atividades ligadas à ajuda humanitária, como o Women in Engineering (WIE), dedicado a incentivar mulheres a seguir carreiras em Engenharia.

“Com o IEEE, conseguimos formalizar grupos que já existiam na faculdade, mas que não sabiam como obter investimento e maior suporte a suas atividades”, ressalta a estudante de Engenharia de Petróleo e membro da Liga Empreendedora da Ufes Victória Ribeiro.

Pessoas da comunidade acadêmica interessadas em participar do instituto podem se inscrever como membro ou como voluntário. Mais informações podem ser encontradas na conta do Instagram do IEEE Ufes.

Texto: Vinícius Fontana