Cerca de 800 estudantes da Ufes farão a prova do Enade neste domingo, 24

22/11/2013 - 16:19  •  Atualizado 25/11/2013 09:51

Por Thereza Marinho, com foto de Thaiana Gomes (*)

No próximo domingo, dia 24, 802 alunos da Ufes, concluintes dos cursos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia, vão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Criado em 2004 pela Lei 10.861, o Enade tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências. O Enade é um componente curricular obrigatório, ou seja, é necessário que o estudante  participe para concluir o curso, colar grau e receber diploma.

Retorno

A pró-reitora de Graduação da Ufes, Maria Auxiliadora Corassa, destaca a importância do exame: “É importante que o estudante participe efetivamente do Enade, respondendo às questões propostas, considerando que é um instrumento de avaliação do curso. É importante para a Universidade ter este retorno”.

Para incentivar a participação no Enade, o Centro de Ciências da Saúde confeccionou camisas para os estudantes que vão realizar o exame. “Estamos certos de que os nossos alunos terão o melhor desempenho no Enade 2013. Desejamos sucesso a todos no próximo domingo”, destacou a diretora do Centro, Gláucia Abreu.

A pró-reitora de Graduação ressalta que atitudes como o boicote ao exame levam a uma avaliação que não corresponde à realidade: “A pontuação dos cursos no Enade tem grande divulgação. Atitudes como o boicote geram uma avaliação equivocada e desqualificam o curso perante a sociedade e perante o Ministério da Educação”.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho