Centro de Educação Física recebe investimentos em acessibilidade

13/07/2015 - 08:59  •  Atualizado 29/07/2015 16:54

Visando à acessibilidade, a Ufes, por meio da Prefeitura Universitária, investiu R$ 968 mil em reformas no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/Ufes). As obras, já concluídas, foram realizadas no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (Nupem), que recebeu a instalação de um elevador e de rampas e o nivelamento das calçadas que dão acesso ao prédio. Também está em andamento a reforma do ginásio principal, com o objetivo de modernizar a estrutura e acolher a comunidade de forma mais confortável, inclusive pessoas com limitações físicas.

Entre 2013 e 2015, a Universidade investiu mais de R$ 2,5 milhões exclusivamente em reformas e adequações de prédios para garantir a acessibilidade. As calçadas do anel viário do campus de Goiabeiras – que tem mais de 3 km de comprimento - foram adequadas com o podotátil, um tipo de piso diferenciado, que ajuda os deficientes visuais a se locomoverem com mais segurança e também é conhecido como calçada cidadã. Entre os investimentos também estão a sinalização vertical e horizontal, pintura das vagas especiais, adequação e nivelamento de calçadas e manutenção de elevadores.

Segundo o gerente de Planejamento Físico da Prefeitura, Franscisco Primo, a prioridade da Universidade é possibilitar que todos os alunos tenham acesso às aulas e aos prédios. De acordo com ele, 90% dos prédios da Ufes possuem pelo menos uma entrada acessível para as pessoas que possuem alguma dificuldade de locomoção: “Porém, caso haja alguma situação em que o acesso à sala de aula não seja possível, poderá ser feito o deslocamento da turma para um lugar com acesso adequado, para que ninguém seja prejudicado, até que as devidas adequações sejam viáveis”, explicou Primo.

As novas construções da Ufes seguem a norma do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), que prevê que os prédios devem contemplar todos os requisitos de acessibilidade. No entanto, de acordo com o gerente de Obras da Prefeitura, Márcio Chiabi, muitos prédios da Universidade são antigos e não estão de acordo com o regulamento de acessibilidade. “Algumas das 156 construções do campus de Goiabeiras possuem cerca de 50 anos e não estão totalmente adequadas. Gradualmente, nosso projeto é reformar esses prédios e deixá-los acessíveis a todos os usuários”, ressaltou Márcio Chiabi.

De acordo com o vice-coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes, Eduardo Ozorio, atualmente estudam na Universidade 45 pessoas com alguma limitação física.

Texto e foto: Jéssyka Saquetto (Bolsista de Projeto de Comunicação)
Edição: Ana Paula Vieira