Centro de Ciências da Saúde disponibiliza material para estudos sobre a COVID-19

19/05/2020 - 18:03  •  Atualizado 21/05/2020 15:45

O Núcleo de Apoio à Docência (NAD) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) criou uma aba na sua página no portal da Ufes que pode ser acessada como ferramenta de capacitação e de estudos para professores, técnicos-administrativos, estudantes e profissionais da área de saúde. Em tempos de quarentena, o NAD disponibiliza links com acesso gratuito a cursos on-line, apostilas, artigos científicos e jornalísticos, vídeos, áudios e outras ferramentas de estudos.

A proposta inclui diferentes abordagens sobre a COVID-19, em face da crise atual devido à pandemia, e também oferece outras possibilidades para as diferentes áreas relacionadas à saúde. Na página, é possível acessar conteúdos formativos como, por exemplo, webinários produzidos na Ufes e em diferentes universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

“Nesse momento de isolamento social que alcança significativa parcela da sociedade, a educação e a formação acadêmica precisam se reinventar”, ressalta a professora Raquel Baroni, coordenadora do NAD/CCS. Segundo ela, além da saúde, as ferramentas disponibilizadas também contemplam outras áreas de ensino, de pesquisa e de extensão.

A professora, que integra o Departamento de Medicina Social e o Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica e Saúde Coletiva, observa: “precisamos criar novos ambientes educacionais com o uso ponderado da tecnologia, de modo que tenhamos formatos com base no aprendizado”.

O NAD, segundo a coordenadora, aceita recomendações e sugestões de endereços web gratuitos relacionados ao ensino para serem disponibilizados. A atualização da página é realizada com a colaboração da estudante Nayara Lisboa, do curso de Enfermagem da Ufes e estagiária voluntária do núcleo. O material pode ser encontrado em http://apoioadocencia.ufes.br/apoio-covid-19.

Texto: Luiz Vital