CCPE inicia campanha informativa sobre a pesquisa eleitoral da Ufes

11/10/2023 - 18:44  •  Atualizado 16/10/2023 17:55

A Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral (CCPE), responsável pela condução da pesquisa para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da Ufes para o quadriênio 2024-2028, inicia nesta quarta-feira, 11, uma campanha informativa dirigida à comunidade acadêmica. Em vídeos e posts realizados nas redes sociais da Universidade, a comissão pretende orientar professores, servidores técnico-administrativos e estudantes sobre o que é a pesquisa eleitoral, suas etapas e como ocorre a votação.

"Essa campanha informativa, realizada com a cooperação da Supec [Superintendência de Comunicação da Ufes], tem o objetivo de orientar a comunidade sobre o que é e como se realiza a pesquisa eleitoral para a reitoria. Muitos estudantes e servidores nunca vivenciaram o processo de escolha de seus reitores ou reitoras, e é fundamental que as informações sobre esse momento sejam transmitidas de forma transparente e elucidadora. Essa campanha tem o propósito fundamental de garantir a ampla participação da comunidade neste que é sempre um momento histórico no ambiente acadêmico: a escolha democrática de quem queremos que seja o dirigente máximo de nossa instituição pelo próximo quadriênio", explica o professor e vice-presidente da CCPE, Denizar Leal.

A primeira secretária da Comissão, Ana Paula Bittencout, reforça que é importante que a comunidade saiba quem tem o direito de votar, como é feita a distribuição das seções e as datas dos debates. “A campanha informativa será veiculada nos canais oficiais da Ufes, mas todas as informações também estão no site pesquisareitor.ufes.br”, lembra.

Chapas

A pesquisa eleitoral para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da Ufes contará com duas chapas: a chapa 10, tendo como candidato a reitor o professor do Departamento de Química e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, e como candidata a vice-reitora a professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais Sonia Lopes Victor; e a chapa 20, que tem como candidata a reitora a professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Edinete Maria Rosa, tendo como candidata a vice-reitora a professora do Departamento de Serviço Social Maria Lúcia Teixeira Garcia.

O primeiro debate acontece na próxima terça-feira, dia 17, no campus de São Mateus, a partir das 14 horas. Haverá transmissão on-line no canal Ufes Oficial, no YouTube.

A pesquisa será realizada em primeiro turno no dia 8 de novembro de 2023, das 7 às 21 horas, e cada participante votará em apenas uma chapa.

Texto: Thereza Marinho