Caranguejo-uçá está em seu primeiro período de defeso em 2020

O primeiro período de defeso do caranguejo-uçá em 2020 começou na última sexta-feira, 10, e vai até a próxima quarta, dia 15 de janeiro. Nesse período, fica vedada a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do animal. Durante os dias da andada, também é proibida a venda de partes isoladas da espécie (quelas, pinças, garras ou carne desfiada).

Na Ufes, a vigilância nos manguezais em torno do campus de Goiabeiras foi reforçada nesse período. “O Núcleo de Segurança da Ufes está ciente sobre a possível presença de catadores em nossas áreas e das providências que devem ser tomadas, mas felizmente não houve registro de ocorrências até o momento”, informa o Diretor de Segurança e Logística da Superintendência de Infraestrutura da Ufes, Anival dos Santos.

Andada

A andada é o período de reprodução dos caranguejos, quando machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, momento em que ficam vulneráveis à captura. Esse é o primeiro período de defeso do ano. A proibição tem por objetivo a preservação e a reprodução da espécie, assim como a recomposição da fauna, evitando o desequilíbrio do ecossistema.

Períodos de defeso do caranguejo-uçá em 2020:

1º período: de 10 a 15 de janeiro

2º período: de 9 a 14 de fevereiro

3º período: de 9 a 14 de março

4º período: de 7 a 12 de abril

 

Texto: Camila Fregona, com informações da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Seama)
Foto: Acervo ICMBio

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.