Campus de Goiabeiras receberá bandeira em adesão à campanha Setembro Amarelo

02/09/2019 - 16:14  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

A Ufes vai hastear nesta terça-feira, 3, uma bandeira amarela no campus de Goiabeiras como forma de marcar a adesão da Universidade à campanha Setembro Amarelo, realizada desde 2014 em todo o mundo com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e das suas formas de prevenção.

O hasteamento será realizado às 9 horas, em frente ao Teatro Universitário, com a presença da vice-reitora Ethel Maciel, de membros da Comissão da Universidade Promotora de Saúde (UPS), de representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) e de gestores da Ufes.

Além da bandeira, a escada do Teatro Universitário e o mosaico do campus de Goiabeiras receberão iluminação amarela. O portal da Universidade na internet e as redes sociais institucionais também exibirão a cor amarela.

Ações

Durante todo o mês de setembro, serão desenvolvidas atividades nos quatro campi da Ufes em prol da saúde mental e física junto à comunidade acadêmica. Seminários, exibição de filmes e rodas de conversa fazem parte da programação, que será divulgada posteriormente nos veículos de comunicação da Universidade.

“São atividades contínuas, a serem desenvolvidas ao longo do ano como parte do projeto Sua Vida tem Valor, que é um projeto permanente e que visa promover uma reflexão sobre a importância da vida, a partir de ações de conscientização sobre o cuidado com a saúde física e mental”, lembra a coordenadora da UPS na Ufes, Déborah Nacari.

Segundo informações do CVV, a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. A prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todos, como permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas, a fim de evitar que se pense na morte como solução para as dores.

Texto: Thereza Marinho