Biblioteca do Centro de Educação Física e Desportos é ampliada

26/06/2018 - 19:10  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

Nesta terça-feira, 26, foi realizada a cerimônia de inauguração da ampliação da Biblioteca Setorial Aloyr Queiroz de Araújo, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes. O novo espaço permitirá um melhor atendimento dos serviços prestados aos usuários da biblioteca setorial, que abriga um acervo composto por 10.329 exemplares, entre livros, teses, dissertações, monografias, periódicos, anais e DVD.

A biblioteca atende aproximadamente 1.200 usuários, entre estudantes e professores dos cursos de licenciatura e bacharelado, mestrado e doutorado em Educação Física, servidores técnico-administrativos e visitantes em geral. Com a reforma, o espaço físico da biblioteca foi ampliado em mais de 30%, proporcionando uma área maior para locomoção dos usuários e para estudos.

A ampliação da biblioteca fez parte das comemorações dos 87 anos do curso de Educação Física do CEFD. O evento contou com as presenças do decano do Conselho Universitário e reitor em exercício Armando Biondo Filho; do diretor do CEFD, professor Otávio Guimaraes Tavares da Silva; da vice-diretora do CEFD, Márcia Regina Holanda da Cunha; do diretor da Biblioteca Central, Fábio Massanti Medina; da pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo; do diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Renato Neto; e de servidores e estudantes.

Apoio

A biblioteca é um órgão acadêmico de apoio aos estudantes da Universidade e tem o objetivo de gerenciar e fornecer recursos para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão do CEFD. Atualmente, ela conta com dois bibliotecários e dois servidores assistentes e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas.

O curso de Educação Física da Ufes foi criado em 1931 e federalizado em 1940.   Destaca-se nacionalmente pela excelência na formação da graduação e pós-graduação e na produção do conhecimento realizada por seus diversos grupos de pesquisa. Busca ainda, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão a formação acadêmica qualificada, para uma intervenção comprometida socialmente.

Texto e foto: Jorge Medina