Bandeira rosa é hasteada na Ufes em homenagem à campanha Outubro Rosa

15/10/2015 - 11:56  •  Atualizado 16/10/2015 10:00

Quem passar em frente ao campus de Goiabeiras a partir desta quinta-feira, 15, poderá ver hasteada, próximo às bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e da Ufes, uma bandeira rosa. A bandeira marca a adesão da Universidade à campanha Outubro Rosa, que conscientiza a população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O hasteamento das bandeiras foi realizado em solenidade realizada às 8 horas desta quinta, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel e da diretora da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), Ângela Maria Frizera Vassalo. Também participaram da cerimônia o pró-reitor de Administração, Eustáquio de Castro; o chefe de Gabinete da Reitoria, Edebrande Cavalieri; o superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Edgard Rebouças; o secretário de Cultura, Rogério Borges; e a coordenadora do Teatro Universitário, Léa Pandolfi.

A solenidade contou ainda com a participação da professora do Departamento de Enfermagem da Ufes e coordenadora do Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas (Premma), Maria Helena Amorim, e de um grupo de mulheres que já viveram a experiência do câncer de mama.

O hasteamento da Bandeira Rosa vem somar-se a outras iniciativas visuais já adotadas pela Universidade, como a iluminação rosa do mosaico do artista plástico Samu (um dos principais símbolos da Ufes), da escadaria do Teatro Universitário e da fachada do Hospital Universitário; a mudança para a cor rosa da logo da Universidade nas redes sociais; e a aplicação do laço rosa no portal da Ufes na internet.

Mutirão

Durante o mês de outubro, a direção do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), em conjunto com cirurgiões plásticos ex-alunos da Ufes, também realizará um mutirão de cirurgias de reconstituição de mamas.

Além disso, o Hospital elaborou uma programação com atividades como o agendamento de exames preventivos e de imagem no mamógrafo digital do hospital para servidoras do Hucam e palestras no ambulatório da Ginecologia (Casa 2).

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina