Audiência pública ouvirá a população sobre adesão integral da Ufes ao Sisu

09/03/2016 - 16:38  •  Atualizado 11/03/2016 17:32

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (Cepe) realiza na próxima quarta-feira, dia 16, uma audiência pública  para ouvir a população sobre a proposta de adesão da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu), como forma de ingresso nos cursos de graduação.

A programação será realizada no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, e terá início às 9 horas com um seminário que vai informar os participantes sobre as análises já realizadas pela Ufes sobre o assunto.

No período da tarde, das 14 às 18 horas, será realizada a audiência pública. Na ocasião, o pró-reitor da Universidade Federal do Sergipe, Jonatas Silva Meneses, falará sobre a experiência da instituição, que aderiu ao Sisu em 2015. Toda a programação é aberta ao público.

Avaliação

Em abril de 2014, a Ufes instalou uma comissão para avaliar a possibilidade da adesão integral da universidade ao Sisu, uma vez que a instituição já aderiu ao Sisu para o processo seletivo realizado no meio do ano para os cursos dos campi de Alegre e de São Mateus, anteriormente conhecido como “vestibular de inverno”.

Esta comissão finalizou seus trabalhos no final de 2014 e encaminhou à Reitoria um relatório indicando a adesão. Desde então, a Administração Central discutiu o assunto com representantes de outros setores, como secretarias de Educação e instituições de ensino. Posteriormente, a proposta foi encaminhada para análise por uma comissão especial do Cepe, que optou pela realização de uma audiência pública.

A adesão integral ao Sisu significa acabar com a segunda etapa do Vestibular da Ufes, composta por questões discursivas e redação, realizada para todos os cursos da Universidade. A primeira etapa do vestibular já é feita pelo resultado das provas objetivas do Enem.

Texto: Thereza Marinho